O MOVIMENTO BALÍSTICO: DA EXPERIMENTAÇÃO À OLIMPÍADA - UMA
PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DE UM RELATO DE
EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE FÍSICA
Sequência Didática. Atividade Experimental. Movimento Balístico.
Olimpíadas de Conhecimento.
Neste trabalho buscou-se apresentar uma sequência didática destinada ao ensino
do movimento balístico a partir de um relato de experiência da atividade docente,
em algumas cidades do Estado do Pará nos últimos anos, pautada na aprendizagem
signicativa no contexto da realização de experimentos em Física - O lançamento de
foguetes. A proposta relacionou o ensino de Física por meio da experimentação e
análise do voo dos protótipos construídos. Desenvolvido em duas etapas: 1. Ocina
de construção de Foguetes e bases de lançamento e 2. Lançamento dos dispositivos
para coleta e análise de dados do movimento. O estudo faz intermediação entre
teoria e prática dos conceitos de Mecânica dos corpos e teve como um dos objetivos,
analisar e entender a problemática dos conceitos físicos sobre movimentos, em especial
o movimento balístico(lançamento oblíquo), relacionando-o com outras disciplinas, em
reconhecimento ao caráter multidisciplinar de uma atividade experimental. Abordou
conceitos sobre reações químicas balanceamento, cálculo estequiométrico e matemática
associada as equações de movimento por meio das EDO - equações diferenciais ordinárias
que surgem quando se estuda um dado fenômeno levando-se em conta várias forças que
nele atuam, entre elas a resist^encia do ar. A Metodologia utilizada incorporou diferentes
abordagens: exposição dos conteúdos e conceitos físicos; abertura a discussões, vídeos
explicativos; construção e lançamento de protótipos, outro ponto abordado no texto trata
da participação em olimpíadas de conhecimento como a MOBFog/OBA, que oferece a
possibilidade de participação em eventos externos proporcionando uma visão diferenciada
do ensino desse tópico, de sua aplicabilidade e da variedade de conceitos físicos envolvidos.