Banca de DEFESA: JORGE CARLOS SILVA

DISCENTE : JORGE CARLOS SILVA
DATA : 31/10/2020
LOCAL: Unidade Rondon

ENSINO DO CENTRO DE MASSA POR MEIO DE CICLOS DE MODELAGEM DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS

Ensino de Física, Modelagem Matemática, Atividades Experimentais.

O trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um produto educacional na forma de cartilha educativa sobre a aplicação de ciclos de modelagem em atividades experimentais como promotor da aprendizagem do conceito de centro de massa. Nesse sentido, apresentaram-se algumas concepções e ciclos de modelagem de autores como: Rodney Carlos Bassanezi, Dionísio Burak, Maria Salett Biembengut, Jonei Cerqueira Barbosa e Maria Werle de Almeida. A fundamentação teórica foi a Aprendizagem Significativa do psicólogo David P. Ausubel, o qual propõe explicações para o processo de aprendizagem, no qual os conhecimentos prévios dos alunos têm que ser valorizados para que estes construam estruturas mentais que possam permitir novas descobertas com outros conhecimentos, caracterizando, assim, uma aprendizagem sólida e dinâmica. O encaminhamento metodológico do produto educacional envolveu cinco momentos. No primeiro, caracterizou-se cinco ciclos de modelagem dos quais os estudantes deveriam escolher apenas um deles para ser efetivamente aplicado na compreensão dos experimentos. No segundo, exemplificou-se a aplicação do ciclo de modelagem aos estudantes por meio de um experimento deliberadamente escolhido pelo professor. No terceiro, aprofundou-se a compreensão do ciclo de modelagem por meio de experimentos livremente escolhidos pelos estudantes. No quarto momento, houve a socialização colaborativa de dúvidas sobre o conceito de centro de massa. Por fim, no quinto e último momento, houve a transferência do ciclo de modelagem a situações diferentes do centro de massa. Os resultados indicam que a aplicação do ciclo de modelagem na análise da atividade experimental promoveu compreensão sobre os conceitos envolvidos, uma vez que o ciclo potencializou a organização do pensamento dos estudantes para inter-relacionar os conceitos de equilíbrio, centro de gravidade e centro de massa em um modelo matemático. A pesquisa gerou uma cartilha educativa que pode ser utilizada por professores e por estudantes na aprendizagem do conceito centro de massa.

Presidente - 1797161 - EDNILSON SERGIO RAMALHO DE SOUZA
Interno - 1835583 - RODOLFO MADURO ALMEIDA