Banca de DEFESA: GLAUCIA BEZERRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GLAUCIA BEZERRA DA SILVA
DATA : 20/04/2022
HORA: 14:00
LOCAL: UFOPA - Universidade Federal do oeste do Pará
TÍTULO:

A SEQUÊNCIA DIDÁTICA “APOLLO XXII” COMO INSTRUMENTO DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: PROBLEMATIZANDO O ENSINO DE FÍSICA COM A “VIAGEM À LUA” DE GEORGES MÉLIÈS


PALAVRAS-CHAVES:

Sequência didática. Ensino de Física. Filmes. Lançamento de foguetes. Alfabetização científica.


PÁGINAS: 134
RESUMO:

Diante de uma inquietação oriunda da experiência profissional da pesquisadora, qual seja, a dificuldade apresentada pelos alunos e alunas para entenderem os conteúdos curriculares da disciplina de física, esse estudo objetiva investigar contribuições da sequência didática “Apollo XXII” à promoção da alfabetização científica dos estudantes no ensino de física. Especificamente, esse estudo pretende também analisar contribuições do filme “Viagem à Lua” de Georges Méliès como elemento problematizador da sequência didática “Apollo XXII” para o ensino de física. De acordo com a maneira de abordagem do problema, esse estudo tem características de uma pesquisa qualitativa e sobre os procedimentos técnicos, trata-se de uma pesquisa participante. Utilizou-se como instrumento de dados o questionário com questões abertas, elementos iconográficos como as filmagens das ações referentes às produções dos alunos e alunas, bem como um diário de campo como suporte dos demais instrumentos. Pode-se dizer que as atividades proporcionaram contato com atributos de habilidade e de atitude científico-investigativa. Tais atributos fazem parte de conteúdos procedimentais e atitudinais, fundamentais para o processo de alfabetização científica. Um aspecto que não podemos deixar de mencionar, nesta pesquisa, com a aplicação da sequência didática “Apollo XXII”, refere-se à possibilidade que esse produto oportuniza para se refletir e discutir sobre questões de gênero na ciência. Fazer os alunos e alunas refletirem sobre a participação da mulher como protagonista na ciência pode ser um elemento contributivo para a democratização do empreendimento científic


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2030808 - MARCOS GERVANIO DE AZEVEDO MELO
Interna - 1782909 - CLAUDIA SILVA DE CASTRO
Interna - 1782950 - NILZILENE GOMES DE FIGUEIREDO
Externo à Instituição - MARCOS CESAR DANHONI NEVES - UEM
Externa à Instituição - Josie Agatha Parilha da Silva - UEPG
Notícia cadastrada em: 13/04/2022 11:05
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa