POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO SISTEMA MUNICIPAL DE BELTERRA: ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Educação integral. Pedagogia Histórico Critica. Políticas educacionais.
O estudo intitulado “Política de educação integral no sistema municipal de Belterra: análise sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia/PGEDA,objetiva analisar o processo de construção de ações indutoras de educação integral em Belterra, considerando suas contradições no contexto histórico da política pública de educação brasileira no período de 2009 a 2020. Faz uma análise do processo de construção e composição de ações indutoras de educação integral no âmbito municipal em Belterra, considerando suas contradições no contexto histórico da política pública de educação brasileira, possuindo como referência a Pedagogia histórico crítica. Como resultados parciais, inferimos que a educação integral está prevista como direito, todavia, desenvolve-se no sistema municipal de Belterra como ações pontuais visando melhorias nos resultados escolares que contribua para a emancipação humana. Defendemos a tese de que a educação integral, na perspectiva ominilateral, requer fontes estáveis e suficientes de recursos para sua efetivação. (em construção