Banca de QUALIFICAÇÃO: MÁRCIO DARLEN LOPES CAVALCANTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MÁRCIO DARLEN LOPES CAVALCANTE
DATA : 31/08/2022
LOCAL: Sala virtual (a confirmar)

EDUCAR PARA A INFORMAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DE FORMAR PROFESSORES EM EDUCAÇÃO MIDIÁTICA E NO COMBATE À DESINFORMAÇÃO

Formação de Professores. Educação Midiática. Teoria da Inoculação.

Em um ambiente de extrema polarização, Fake News, desinformação e má informação, alicerçada pelos estruturantes sistemas de informações das grandes plataformas de tecnologia digital, a opinião individual acaba tomando o espaço da notícia, e mesmo sendo paradoxal perceber uma maior liberdade de expressão dos cidadãos, ao mesmo tempo provoca reflexões sobre os seus limites, tornando-se cada vez mais necessário discutir a importância da Educação Midiática dentro dos ambientes de formação de professores. A pesquisa em questão problematiza como formar professores para mediar processos de ensino e aprendizagem, orientados pelo contexto da Educação Midiática, que compreendam, identifiquem e combatam desinformação. Objetivamos com esta tese desenvolver uma abordagem de formação de professores em Educação Midiática, implementando e analisando práticas pedagógicas que incorporem estratégias de combate à desinformação, inicialmente por meio de um teste piloto com alunos do curso de Licenciatura em Informática Educacional e posteriormente, com alunos de outras licenciaturas da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA. Como a pesquisa está orientada pelo desenvolvimento de soluções práticas, propõem-se como abordagem metodológica a Design Based Research – DBR, que se constitui como um método de base epistemológica do Design Science e Design Science Research, alinhado também à Teoria da Inoculação Psicológica como possível caminho para esta implementação. A proposta de formação docente foi realizada em uma turma “piloto”, com os alunos do curso de Licenciatura em Informática Educacional da UFOPA, durante os meses de abril, maio e junho de 2022 e incorporou aspectos da Teoria da Inoculação Psicológica, visando promover maior resistência dos participantes à desinformação online. Atualmente a pesquisa se encontra na fase de análise preliminar dos dados.

Presidente - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
Interna - 1278761 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA