Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA SOUSA AGUIAR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA SOUSA AGUIAR
DATA : 27/06/2023
LOCAL: Meio Remoto Plataforma Google Meet

EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: análise dos programas implementados nas escolas estaduais de Santarém/PA (2009-2019)

Educação na Amazônia; Política e qualidade educacional; Tempo integral; Programa Mais Educação; Programa Novo Mais educação.

O estudo, em desenvolvimento, trata sobre a temática da educação em tempo integral como política indutora de educação integral e de melhoria da qualidade educacional. Realiza-se no âmbito do Curso de Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia (PGEDA), polo de Santarém, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Tem como objetivo geral analisar os programas de educação em tempo integral implementados nas escolas estaduais de ensino fundamental do Município de Santarém/Pará como mecanismos da melhoria da qualidade da educação. Assim, parte da seguinte problemática: os programas de educação em tempo integral implementados nas escolas estaduais de ensino fundamental de Santarém/Pará (2009-2019) atuaram como mecanismos da melhoria da qualidade da educação? Em que perspectiva político-ideológica? Trata-se de um estudo descritivo analítico que se desenvolve em uma abordagem qualitativa, com uso de dados quantitativos, por meio das técnicas de pesquisa bibliográfica, levantamento de dados quantitativos e análise documental. Fundamenta-se no referencial do materialismo histórico-dialético, que possibilita uma visão crítica sobre a realidade analisada, além de apreender suas contradições. Nesse sentido, as discussões e análises desenvolvem-se à luz das contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), concepção de educação defendida neste estudo. A pesquisa bibliográfica acontece com base no levantamento, estudo e revisão sistemática da literatura científica sobre a educação integral e em tempo integral e, sobre os programas de educação em tempo integral voltados para o ensino fundamental. A análise documental ocorre com base nas normativas legais e outros textos sobre os programas de educação em tempo integral, e a partir da análise de dados quantitativos educacionais relacionados à implementação da política nacional de educação em tempo integral voltada para o ensino fundamental na rede estadual de Santarém/Pará. As análises parciais revelaram que a política de educação integral do Estado, a exemplo dos programas de educação em tempo integral Mais Educação e Novo Mais Educação, implementados nas escolas estaduais de ensino fundamental de Santarém/Pará, não deve se resumir à ampliação no tempo de permanência na escola. É preciso que a intencionalidade das práticas pedagógicas da escola de tempo integral seja transformada, rompendo com o paradigma do ensino com visão individualista e reprodutora, predominante nas tendências contemporâneas. Diversamente a essa perspectiva, é urgente e necessário adotar uma educação crítica e transformadora, como a Pedagogia Histórica-Crítica, comprometida com a classe trabalhadora e com a superação da sociedade capitalista, visando contribuir para a formação do homem consciente e crítico da realidade social em que vive.

Presidente - 1524433 - MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
Interno - 1153153 - ANSELMO ALENCAR COLARES
Externo ao Programa - 324704 - EDILAN DE SANT ANA QUARESMA - UFOPAExterno à Instituição - MARK CLARK ASSEN DE CARVALHO - UFAC
Externa à Instituição - INALDA MARIA DOS SANTOS - UFAL