Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIMUNDO JORGE DA CRUZ COUTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAIMUNDO JORGE DA CRUZ COUTO
DATA : 27/06/2023
LOCAL: Meio Remoto Plataforma Google Meet

EDUCANDO A CRIANÇA E SEU ENTORNO: o projeto político desenvolvido pelas freiras franciscanas em Juruti-PA (1970 – 1992)

Casulo. Política. Violência.

A pesquisa trata do projeto político educacional desenvolvido pelas freiras franciscana de Maristella, no município de Juruti, tendo como recorte histórico o período de 1970 a 1992, com ênfase na educação infantil. Assim que aportaram em Juruti, as freiras logo observaram várias contradições, como a pobreza extrema da maioria da população e a riqueza de fazendeiros e de comerciantes que, por sua vez, revezavam-se nos cargos políticos. Como não daria para modificar essa situação de forma imediata, elas elaboraram um planejamento estratégico. Em curto prazo, propuseram melhorias na situação de precarização em que vivia a maioria da população e, em longo prazo, promoveram a educação política aos envolvidos nas ações, através de cursos de formação de lideranças populares com o objetivo de contrapor-se à elite econômica. Podemos inferir que estava presente, mesmo de forma indireta, o que encontramos nos escritos de Marx (2013), Gramsci (1999), Lukács (2010) e Saviani (1999), qual seja: a luta pela melhoria social articulada com o direito à educação e à valorização da ciência, bem como a compreensão crítica da história. Dessa forma, assumiram a principal escola do município, o atendimento à saúde, iniciaram as construções de casas populares através de regime de mutirão, consolidaram o artesanato e firmaram um convênio com a extinta Legião Brasileira de Assistência (LBA) para a construção e manutenção de creches e de pré-escolas na zona urbana e na rural do município. O serviço social, educacional e religioso através das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) se espalhou pelo município produzindo lideranças que fortaleceram o sindicado dos trabalhadores e logo fundaram o partido político que começou a incomodar os ricos que se revezavam no poder. Os membros do sindicato conseguiram, a partir dos anos de 1980, eleger vereadores e regularizar terras dos pequenos lavradores que antes pertenciam aos latifundiários, e isso atiçou a ira dos mandatários do município que se contrapuseram aos padres e às freiras acusando-os de comunistas e ameaçando-os de morte. O medo de uma tragédia fez com que as franciscanas encerrassem as atividades na sede do município em 1992. Dessa forma, a pesquisa busca responder de que forma um projeto baseado em educação infantil, preceitos religiosos e serviços sociais conseguiu contribuir para que pequenos lavradores influenciassem nos rumos políticos do município de Juruti? O objetivo será analisar o desenvolvimento da educação infantil em consonância com as atividades de caráter popular e político-partidária. A metodologia terá por base o materialismo histórico-dialético. As fontes consultadas para a análise serão documentos e diálogos com a nova e antiga coordenação da Associação Amiga das Crianças, da qual também o pesquisador fez parte.

Presidente - 1153153 - ANSELMO ALENCAR COLARES
Interna - 1965707 - SINARA ALMEIDA DA COSTA