Banca de QUALIFICAÇÃO: TÂNIA CASTRO GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TÂNIA CASTRO GOMES
DATA : 29/06/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Meio Remoto Plataforma Google Meet
TÍTULO:

AÇÕES INDUTORAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE MOJUÍ DOS CAMPOS/PA: DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR


PALAVRAS-CHAVES:

 Políticas Públicas Educacionais. Educação Integral. Gestão Escolar.


PÁGINAS: 95
RESUMO:

Discutir e compreender a política educacional brasileira requer esforço no sentido de investigar e adequar o olhar para perceber e desvendar os movimentos desta política a partir da conjuntura socioeconômica, política, cultural, educacional e, por que não, religiosa na qual estamos imersos. As políticas públicas educacionais buscam ações no campo da educação que possibilitem a democratização, o acesso e a permanência dos alunos no sistema escolar brasileiro. É o Estado efetivando um projeto de governo por meio de ações e programas voltados para um aspecto social específico. Elas são elaboradas e desenvolvidas de modo a atender às demandas oriundas da sociedade organizada que reivindica seus direitos fora do âmbito do Estado. Neste sentido, a pesquisa propõe analisar as ações indutoras de educação integral no município de Mojuí dos Campos (2013- 2020) na perspectiva da gestão escolar. O recorte temporal foi definido a partir da pós-emancipação, em 2013, até 2020, período de delimitação especificado em virtude de ser recente o processo político que elevou de Mojuí dos Campos de vila à categoria de município, processo concluído em 2012 e, em 2013, o município se tornou independente de Santarém, ao qual era vinculado em seus aspectos: político, social, cultural, econômico e educacional. O tipo do estudo proposto é de caráter analítico e descritivo e possui uma abordagem qualitativa, ancorados em pesquisa bilbiográfica, documental e de campo cujo instrumento é a entrevista semi estruturada. Do aporte teórico temos: Hofling (2001); Rodrigues (2006); Saviani (2019) e Siqueira (2020), Antunes (2020); Arroyo (2012); Ávila e Jeffrey (2021); Colares e Colares (2022); Colares, Soares e Cardozo (2021); Dourado (2000); Gomes e Colares (2018); Luck (2011); Moll (2012); Oliveira (2002); Paro (2009); Sari (2015); Saviani (2014, 2020); Sousa e Melo (2015). No que se refere à pesquisa documental, ela é baseada nos referenciais legais produzidos pelos governos federal, estadual e municipal que envolvem a temática pesquisada. É importante salientar que a pesquisa foi submetida à Plataforma Brasil e aprovada mediante o Parecer Consubstanciado do CEP nº 5.265.766. No que se refere ao tratamento, análise e interpretação das informações, as mesmas deverão ser analisadas a luz da Pedagogia Histórico Crítica - PHC, por meio de categorias que irão imergir a partir das entrevistas semiestruturadas. A PHC, permite que façamos a análise do município com base nos fundamentos da teoria que possibilita a partir de um contexto singular fazer a análise com uma percepção ampliada de sociedade visando identificar além das particularidades locais suas relações com um contexto universal que passa por modificações a partir da reorganização das estruturas sociais.

  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1524433 - MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
Interno - ***.141.952-** - ANTONIO CARLOS MACIEL - UNIR
Interno - ***.580.402-** - JURACY MACHADO PACÍFICO - UNIR
Interno - 1153153 - ANSELMO ALENCAR COLARES
Externa à Instituição - MARIA JOSÉ PIRES BARROS CARDOZO - UFMA
Externa à Instituição - DEBORA CRISTINA JEFFREY - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 20/06/2023 13:53
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa