Banca de QUALIFICAÇÃO: CLENYA RUTH ALVES VASCONCELOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLENYA RUTH ALVES VASCONCELOS
DATA : 31/08/2023
LOCAL: virtual

APRENDIZAGENS DE UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ – CAMPUS ÓBIDOS

Comunidade de Prática; Formação Inicial; Desenvolvimento Profissional Docente; Casos de ensino; Complexidade

A tese que se constrói é que a materialização de comunidades de natureza colaborativa em espaços de formação de professores, possibilitam uma formação mais orgânica com o contexto profissional docente, e por consequência, um agenciamento de aprendizagens da docência afinada a uma prática reflexiva. OliveiraFormosinho (2009, p. 227) observa que a “teorização e intervenção e investigação em torno das comunidades que facilitam a aprendizagem organizacional tornou-se de um grande relevo na formação de profissionais na actualidade”. A motivação para seguir esse caminho partiu das discussões do Grupo de Estudo e Pesquisa Formazon (Formação de Professores na Amazônia Paraense). Recordamos que até o ano de 2021, o grupo já tinha publicado duas pesquisas sobre estudos da interlocução Universidade – Escola em espaços colaborativos. Os resultados dos estudos indicaram e reforçaram a necessidade de criação de espaços de colaboração interinstitucional como Comunidades Colaborativas de Aprendizagem para a qualificação do desenvolvimento profissional docente. Nesse sentido, a questão central que esta pesquisa busca responder é: Quais as aprendizagens emergem de uma comunidade de prática da confluência de experiências de professores em formação e professores em início de carreira, ambos formados no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará – Campus Óbidos? O objetivo geral desta pesquisa é: Compreender quais as aprendizagens emergem de uma Comunidade de Aprendizagem Docente da confluência de experiências de professores em formação e professores em início de carreira, ambos formados no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará – Campus Óbidos. Os objetivos específicos foram: Constituir uma Comunidade de Prática com professores em formação e início de carreira na universidade; analisar as implicações formativas do trabalho com casos de ensino na comunidade de prática; Compreender como as experiências na comunidade foram relevantes e transformadoras no processo de desenvolvimento profissional dos profissionais envolvidos. O percurso teórico-metodológico da investigação se orientou pela abordagem qualitativa da pesquisa em educação. Com fontes de natureza bibliográfica e de campo. Constituiu-se em uma pesquisa interpretativa em seus objetivos, possibilitada pelos métodos qualitativos. Com os pressupostos epistemológicos do Paradigma Educacional Ecossistêmico. Usaremos a pesquisa com Narrativas derivadas dos diários de bordo, notas de campo e discursos orais. E faremos o uso de entrevistas. Para o tratamento e análise dos dados procederemos com a Análise Textual Discursiva. As fontes de investigação baseiamse na pesquisa bibliográfica - que será ampliada - com referencial teórico baseado em Garcia (1999); Formosinho (2009), Formosinho e Niza (2009), Oliveira-Formosinho (2009), Fullan (2009), Canário (1999), Lave e Wenger (1991), Wenger (2001, 2009, 2013), Moraes (2021), Severino (2007) Guedin e Franco (2011), teses e dissertações, e documentos legais. Para a pesquisa de campo, constituímos uma Comunidade de prática em Óbidos, com a participação de sete alunos na formação inicial do Curso de Pedagogia, e quatro professoras da educação básica, em início de carreira, formadas pelo curso de Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará – Campus Óbidos. Percebemos já nos primeiros encontros da comunidade, o potencial formativo da confluência desse encontro.

Presidente - 1278761 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
Interno - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA