Banca de QUALIFICAÇÃO: ELI CONCEIÇÃO DE VASCONCELOS TAPAJÓS SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELI CONCEIÇÃO DE VASCONCELOS TAPAJÓS SOUSA
DATA : 31/08/2023
LOCAL: Meio Remoto Plataforma Google Meet

A TRAJETÓRIA DE MULHERES E A FORMAÇÃO EDUCATIVA EM UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR CONFESSIONAL NA AMAZÔNIA.

Instituições Escolares. Educação de Mulheres. Amazônia.

O presente estudo é parte da pesquisa de doutorado e trata. da memória e a história do Orfanato Feminino da Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição da Mãe de Deus no município de Santarém – PA. Para melhor situar o objeto de pesquisa apresentamos o contexto de sua idealização e construção, bem como a sua importância no contexto histórico da época e a busca da compreensão do processo educativo através do Curso Normal e Magistério direcionado para um público feminino e as contribuições para a educação na Amazônia (região Oeste do Pará) perceptíveis nas histórias de vida das mulheres que fizeram parte da história deste lugar no início do século XX. É uma pesquisa que se utiliza da história oral, entrecruzada com aportes documentais, de revisão bibliográfica, tais como, livros, artigos, documentos pessoais e fotografias. Através destas fontes é possível apreender as práticas difundidas e o processo de escolarização feminina que ocorriam no educandário. Considera o Materialismo Histórico Dialético como imprescindível para a análise e compreensão da história e suas contradições. O trabalho revela a forte presença da ação missionária da igreja católica, mais precisamente dos frades Franciscanos de origem Alemã e Norte Americana na região do baixo Amazonas e sua influência na organização das práticas formativas de ensino para a formação e educação de mulheres. Conclui-se a partir dos dados iniciais da pesquisa que a educação feminina é, portanto, um fator marcante na sociedade contemporânea e, embora tenham sido alijadas do processo educacional durante séculos, além do ingresso tardio na escolarização e uma instrução pautada para formação catequética e do lar nos moldes coloniais, conseguiram construir suas histórias emancipatórias a partir da resistência em espaços dominados pela presença masculina e, assim, contribuir com o processo educacional na região.

Presidente - 1153153 - ANSELMO ALENCAR COLARES
Interna - 1524433 - MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES