Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCINARA SILVA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCINARA SILVA FERREIRA
DATA : 30/08/2023
LOCAL: Meio Remoto Plataforma Google Meet

AS INTERFACES DA POLÍTICA EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO INTEGRAL E GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO AMAZÔNICO: estudo em escolas municipais da Região Metropolitana de Santarém/PA

Educação Integral. Política Educacional. Gestão Escolar. Educação Escolar na Amazônia. Região Metropolitana de Santarém - Pará.

Nos últimos anos a implantação da educação integral tem sido alvo de discussões, e apresenta-se como desafio para a gestão e comunidade escolar. Isto em virtude das condições objetivas da educação brasileira que muitas vezes inviabilizam a construção de outra escola possível, que atenda aos preceitos da educação integral do ser humano. Nesse contexto, situa-se a Amazônia, especificamente, destaca-se aqui, a região Metropolitana de Santarém – Pará, composta pelos Municípios de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos, pois notam-se alguns entraves para a promoção da educação integral nessa região brasileira. Nesse sentido, esta pesquisa se desenvolve com vistas a responder a seguinte problemática – As ações de Educação Integral são viabilizadas pela gestão escolar nas unidades de ensino da Região Metropolitana de Santarém – PA? E com base nesse questionamento, apresentamos a tese – “A política educacional e a gestão escolar se inter-relacionam para a efetivação da Educação Integral nas unidades de ensino da Região Metropolitana de Santarém – PA”. Assim sendo, tem como objetivo geral – Analisar as ações de educação integral na Região Metropolitana de Santarém-Pará, por meio da gestão de escolas públicas municipais. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, pautado em pesquisa bibliográfica, documental e de campo em três escolas públicas municipais da RMS, sendo os participantes do estudo três gestores escolares, com os quais realiza-se entrevista semiestrutura. Portanto, esta pesquisa constitui-se com base em discussões acerca da promoção do pleno desenvolvimento do aluno a partir de práticas indutoras da Educação Integral na escola pública, onde o gestor figura com um papel primordial para que o direito à educação integral seja assegurado. Pois, compreende-se que para o alcance da integralidade na formação humana é necessário ampliar e diversificar as experiências educativas dos alunos. Dessa forma, as ações no ambiente escolar precisam caminhar para a viabilização da Educação Integral por meio de sua organização, que deve ser realizada mediante o trabalho coletivo com a participação de todos os envolvidos no processo educativo, e direcionado pela gestão da escola, embora os desafios no cotidiano escolar sejam diversos para a efetiva formação integral do aluno.

Presidente - 1524433 - MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
Interna - ***.879.688-** - APARECIDA LUZIA ALZIRA ZUIN - PUC - SP