Banca de QUALIFICAÇÃO: JUÇARA DOS SANTOS CARDOSO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JUÇARA DOS SANTOS CARDOSO
DATA : 06/09/2023
LOCAL: Remoto

BIBLIOTECA ESCOLAR: POSSIBILIDADES, LIMITES E CONTRADIÇÕES

Educação escolar, Formação, Biblioteca escolar, conflitos e perspectivas.

Existe um aparente consenso entre professores e educadores que pesquisam o campo de que a biblioteca colabora ou colaboraria para difusão dos conhecimentos necessários a formação humana e melhoria da educação no país. De outro, há uma extensa produção de trabalhos que identifica fragilidade e pouca eficiência da biblioteca e, em alguns casos, sua inexistência nas escolas públicas, em diversos estados brasileiros. Diante dessa constatação, busca-se nesta tese inquerir em que se fundamentam e se legitimam os discursos propostos e por que não encontram substância na realidade escolar brasileira, de modo a compreender, por que é tão difícil fazer biblioteca? Para examinar o aparente paradoxo entre uma proposição anunciada e uma realidade objetiva em que a biblioteca escola não acontece, direciona-se a pesquisa para uma região específica, no interior da Amazônia, Oeste do Pará, em que se analisa um conjunto de quinze trabalhos que não só interviram no espaço, seja revitalizando-o ou construindo, como também, na formação leitora dos professores e alunos e, em curto prazo foram a decadência. Tem como abordagem teórico-metodológica as concepções de Educação de Adorno (2005), Educação escolar de Saviani (2003, 2012) e biblioteca escolar de Álvarez e Castrillón (2013), Britto (2016) e de Farias, Britto e Santos (2020). Segue o percurso metodológico: Estudo conceitual (diálogo reflexivo entre teoria e o objeto estudado); Levantamento bibliográfico e análise de trabalho (artigos, dissertações, teses, dentre outros que sejam considerados relevantes) e Pesquisa empírica (visita a bibliotecas escolares para coleta de dados e análise).

Presidente - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
Externo ao Programa - 1292601 - ZAIR HENRIQUE SANTOS - UFOPAExterna à Instituição - MARIA DAS GRACAS MONTEIRO CASTRO - UFG
Externo à Instituição - LEILA ADRIANA BAPTAGLIN - UFRR
Externa à Instituição - FABIOLA RIBEIRO FARIAS - UFOPA