Banca de QUALIFICAÇÃO: LILIAN AQUINO OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LILIAN AQUINO OLIVEIRA
DATA : 25/08/2023
LOCAL: Sala do Meet

A FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS/AS E A EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NA AMAZÔNIA: UM ESTUDO DO CURRÍCULO A PARTIR DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UFOPA

Formação inicial de pedagogos/as. Educação para a sustentabilidade. Currículo. Residência Pedagógica. Amazônia

Esta tese doutoral, em qualificação, trata do estudo do currículo do curso de pedagogia na Ufopa a partir de sua Residência Pedagógica (RP), com vistas à Educação para a Sustentabilidade (EpS), com base nos referenciais bibliográficos, documentais e nas percepções dos/as sujeitos/as da RP. O estudo tem o objetivo geral de analisar a EpS no currículo da formação inicial do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará, a partir de sua Residência Pedagógica (RP), com vistas à promoção de uma educação de qualidade na e para a Amazonia. São objetivos específicos: i) identificar a concepção de “educação para a sustentabilidade” na literatura científica e nos documentos oficiais; ii) analisar as concepções sobre EpS no currículo formativo dos/as sujeitos/as da Residência Pedagógica no curso de Pedagogia da Ufopa; iii) averiguar como a EpS vem sendo desenvolvida no subprojeto de Residência Pedagógica no curso de Pedagogia da Ufopa; iv) verificar as possíveis interseções entre EpS e a constituição do currículo de formação inicial de pedagogos/as na Ufopa; v) analisar as contribuições da RP para a EpS no currículo formativo de pedagogos/as da Ufopa. Trata-se de pesquisa qualitativa, com abordagem histórico-dialética, integrada por estudo bibliográfico, documental e empírico. Serão aplicados questionários semiestruturados a 45 estudantes do curso, que são residentes; 09 preceptores/as, que são professores/as da educação básica; e 04 docentes orientadores/as da RP/Pedagogia/Ufopa, professores/as do Curso de Pedagogia. Será realizada entrevista com a coordenação institucional do referido Curso e do Programa RP da Ufopa. Será constituído um Grupo de Formação Reflexiva (GFR) em um dos 09 Núcleos da RP/Pedagogia/Ufopa, com a participação da pesquisadora, caracterizando, nesta etapa, um estudo de caso de corte etnográfico. Os dados serão tratados com base na análise de conteúdo e triangulação de dados, considerando 03 eixos analíticos: Eixo A - Concepção de EpS; Eixo B - Currículo e EpS na formação de pedagogos/as da Ufopa; Eixo C - Práxis pedagógica da EpS na Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia da Ufopa (2022 a 2024). Entre os resultados esperados, pretende-se contribuir com a identificação de condições, dimensões e fatores fundamentais ao entendimento sobre a formação de pedagogos/as para a EpS na e para a Amazônia.

Presidente - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Interna - 1278761 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
Interno - 1153153 - ANSELMO ALENCAR COLARES
Externo ao Programa - 1153363 - JUAREZ BEZERRA GALVAO - UFOPAExterno à Instituição - EVANDRO LUIZ GHEDIN - UFAM