Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANNA CARDOSO OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUANNA CARDOSO OLIVEIRA
DATA : 23/08/2023
LOCAL: Remoto

Entre mundos: as proposições e implicações que emergem dos estudos de educação escolar indígena

Educação escolar indígena. Educação Indígena. Cultura. Identidade.

A educação escolar indígena (EEI) tem um longo processo histórico, mais que isso, a luta histórica pela afirmação dos povos originários, pelo reconhecimento de sua existência e participação ativa na vida social seja dentro ou fora de seus territórios, ultrapassam os séculos. Após a promulgação da Constituição Federal de 1988, as discussões sobre o EEI ampliaram-se de forma significativa, tanto juridicamente quanto academicamente. No âmbito jurídico, o direito à educação escolar na perspectiva intercultural, bilíngue, específica e diferenciada foi potencializado por uma série de leis, portarias, resoluções e normativas. Na produção acadêmica brasileira, nota-se a expansão contínua de estudos desenvolvidos nas mais diversas áreas do conhecimento, principalmente a partir da segunda metade dos anos 90. Especificamente na área da educação, os estudos sobre EEI se diversificam, sendo recorrente temáticas sobre: O movimento histórico da EEI no Brasil, reflexões sobre os avanços, desafios e burocracias na consolidação dos direitos adquiridos, relatos de experiências sobre “escolas diferenciadas e interculturais”, “currículo diferenciado”, materiais didáticos e articulação dos conhecimentos. Considerando a extensa produção acadêmica, o processo histórico marcado por profundas tensões e contradições, objetivamos: Investigar as proposições, os conceitos, as tendências teóricas, pedagógicas e epistemológicas que emergem das produções bibliográficas sobre EEI. A tese em questão e em construção é de que as produções no campo da EEI tendem a simplificar os problemas e os desafios gerando idealizações. Desse modo, temos organizado um conjunto de trabalhos na área estudada.  As buscas por essas produções deram-se, primeiramente, por palavras-chave específicas do campo e foram se ampliando ao longo do levantamento. Pretendemos com esse conjunto de pesquisas tentar responder: Como as produções bibliográficas brasileiras propõem/apresentam educação escolar indígena e o diálogo entre a cultura indígena e a ocidentalidade? A partir da questão central, outras perguntas derivadas surgem, a saber: O que se diz sobre EEI a partir das proposições analisadas?  Quais os fundamentos e os argumentos utilizados? Como o diálogo entre a cultura indígena e a cultura ocidental aparecem nas propostas de educação escolar indígena e quais as consequências disso? O que seria uma escola “verdadeiramente indígena” de acordo com intelectuais indígenas e não - indígenas?  Propõe-se inquirir o conjunto de produções como estratégia para extrair e analisar de forma minuciosa informações relevantes para compreensão da questão central da tese: O que se diz? O que se quer dizer quando se diz? Com que base ou fundamento se diz isso? O que não se diz, o interdito? Almejamos com esta pesquisa contribuir para o aprofundamento teórico-conceitual da área, buscando acrescentar discussões cada vez mais densas para o debate.

Presidente - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
Externo à Instituição - JOSÉ VICENTE DE SOUZA AGUIAR - UFAM