Banca de QUALIFICAÇÃO: TEREZINHA DO SOCORRO LIRA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TEREZINHA DO SOCORRO LIRA PEREIRA
DATA : 24/08/2023
LOCAL: Sala do Meet

A UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ COMO LABORATÓRIO VIVO DE EPISTEMOLOGIAS INDÍGENAS:
ENSINAR E APRENDER COM OS WAI WAI

Educação Superior. Epistemologias indígenas. Ciência Wai Wai. Ufopa.

A abertura dos espaços educacionais para a inserção dos povos indígenas representa não somente um marco histórico na redemocratização da educação brasileira, mas também uma ressignificação, uma nova dinâmica, que destaca a importância de se pensar no ensino superior com especificidades culturais, étnicas e novas formas de conceber a educação que refletem a expressão e o protagonismo dos grupos que compõem a sociedade nacional. É na perspectiva da interculturalidade que se projeta realizar a pesquisa de doutorado seguindo a hipótese de que os indígenas Wai Wai possuem um conjunto de ciências capazes de construir um Metaconceito epistemológico Wai Wai. Com base na premissa de que esses indígenas universitários possuem ciências próprias explícitas em diferentes manifestações acadêmicas e socioculturais que apontam um possível Meta Conceito epistemológico Wai Wai, a pesquisa busca responder a seguinte questão-problema: Quais “caminhos” a ciência indígena dos discentes e egressos Wai Wai percorrem para o fortalecimento da política de educação intercultural na Universidade Federal do Oeste do Pará? Assim, objetiva-se analisar a ciência indígena dos Wai Wai para o fortalecimento da política de educação intercultural na Universidade Federal do Oeste do Pará. De forma específica: (i) identificar os saberes originários trazidos pelos indígenas Wai Wai e sua inserção nas atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade; ii) dimensionar como esses saberes contribuem dentro da universidade para o seu aprendizado; (iii) analisar como os saberes dos indígenas Wai Wai são percebidos pela comunidade universitária (gestores, docentes e discentes indígenas e não-indígenas) da Ufopa e (iv) construir o Metaconceito de Epistemologia Indígena Wai Wai com Eles e não sobre Eles. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica, documental e empírica, adotando o método da etnografia colaborativa. A amostra hipotética é de 245 participantes, entre discentes e egressos indígenas Wai Wai, discentes não indígenas e docentes da Ufopa. Os instrumentos a serem aplicados serão: questionário, entrevista, diário de campo e círculos epistemológicos em torno da interculturalidade. Fundamenta-se a pesquisa nas concepções decoloniais, sobretudo nos escritos de teóricos da América Latina, entre eles Aníbal Quijano (1990), Enrique Dussel (1993) Ramón Grosfoguel (2016), Catherine Walsh (2019), Silvia Rivera Cusicanqui (2008) e Conceição Almeida (2017), e dos cientistas indígenas Gersem Baniwa (2019), Florêncio Vaz Filho (2010), Jaime Xamen Wai Wai (2022), Roque Yaxikma Wai Wai (2022), Ailton Krenak (2020) e David Kopenawa (2015), além de outros autores que irão colaborar com a tessitura textual desta Tese doutoral. Espera-se que mais pesquisas sejam realizadas nesta temática e que as epistemologias dos indígenas Wai Wai possam ser disseminadas enquanto ciências, promovendo diálogos entre as Ciências e a epistemologias dos cientistas indígenas, bem como sua valorização e inserção nos processos formativos no contexto universitário.

Presidente - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Externo ao Programa - 2993287 - MIGUEL APARICIO SUAREZ - UFOPAExterno à Instituição - José Damião Trindade Rocha - UFT
Externo à Instituição - EVANDRO LUIZ GHEDIN - UFAM
Externa à Instituição - JUCIENE RICARTE APOLINÁRIO - UFCG