Banca de QUALIFICAÇÃO: TIAGO AQUINO SILVA DE SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TIAGO AQUINO SILVA DE SANTANA
DATA : 31/08/2023
LOCAL: Remoto

Sobre o conceito de letramento acadêmico e suas implicações teóricas e metodológicas para pesquisa em educação e o ensino superior

Educação; Formação Universitária; Conhecimento; Letramento acadêmico; Leitura e escrita.

Este trabalho tem como questão central responder a pergunta: Qual a compreensão de letramento acadêmico e de formação que se realiza nos estudos sobre formação universitária, bem como suas implicações teórico-metodológicas? A tese que se sustenta, assim como mostrou a dissertação de Gomes (2023) que inicia o debate sobre letramento nesta perspectiva e é incorporada nesta pesquisa, é a de que o letramento, incluindo-se o letramento acadêmico, foram incorporados e disseminados no universo acadêmico e pedagógico brasileiro prescindindo da crítica e da inquirição aos termos primitivos, em função de uma oscilação epistemológica das ciências humanas. A questão a ser discutida tem como pano de fundo duas compreensões de leitura e escrita na universidade. Uma diz respeito àquela posta pela teoria de letramento; a outra diz respeito aos estudos sobre formação universitária de Britto e seus colaboradores. Busca-se inquirir o campo do letramento acadêmico sobre a forma pela qual o termo vem sendo incorporado ao debate acadêmico brasileiro, buscando responder as seguintes questões subjacentes à pergunta norteadora: O que exatamente quer dizer letramento acadêmico? O que distingue o letramento acadêmico de leitura e escrita ou de conhecimentos e capacidades de estudar na universidade? Como se põe e que efeitos isso tem? Qual a compreensão de universidade? E, principalmente, que concepção de formação subjaz desses estudos? Para responder tais questões, está em curso levantamento bibliográfico composto por artigos que trazem a temática do letramento acadêmico. Até o momento foram levantados 165 artigos, 15 dissertações, 5 livros e 18 teses. Além desse levantamento, vem sendo realizado levantamento de grupos de pesquisa que têm linhas de pesquisa sobre a temática, há 37 credenciados Diretório de Grupos de Pesquisa da Plataforma Lattes do CNPq. Intenciona-se organizar um corpus de análise mais denso possível, recortes serão feitos apenas em casos específicos, uma vez que o objetivo deste levantamento é inquirir o campo como um todo, à procura de saber o que se tem entendido por letramento acadêmico no debate sobre educação superior brasileiro. A análise será realizada evitando-se dar rótulos que se acredita limitadores de análise mais aprofundada. Trata-se de procedimentos tantos quantos necessários para responder às perguntas estabelecidas no problema de pesquisa. A análise das produções (corpus) será realizada pelos seguintes meios: Leitura scanner, de modo sintético, observa-se as palavras-chave, o título, os subtítulos, referências; Busca através do buscador das ocorrências do leitor de PDF para encontrar conceitos que interessem ser aprofundados; Leitura dos resumos, buscando entender objetivos, base epistemológica, locus e sujeitos de pesquisa, método de produção de dados, bem como os resultados das produções do corpus de análise e; por fim, a leitura dos textos selecionados por esses processos em sua totalidade. A pesquisa está organizada em 3 ensaios independentes e complementares: a. Formação do sujeito e conhecimento: os modos de aprender na sociedade contemporânea; b. A leitura e escrita na universidade; c. Letramento Acadêmico.

Presidente - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
Externa ao Programa - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO - UFOPAExterno à Instituição - PEDRO DE MORAES GARCEZ - UFRGS
Externa à Instituição - ADRIANA FISCHER
Externa à Instituição - FABIANE MAIA GARCIA - UFAM