AS COMPETÊNCIA DIGITAIS E A TEORIA DA OBJETIVAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL: caminhos possíveis
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Teoria da Objetivação. Formação Inicial
O presente texto é uma pesquisa em andamento no âmbito do curso de Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia da Universidade Federal do Oeste do Pará (PGEDA/UFOPA) que tem como objetivo investigar, fundamentada nos pressupostos da Teoria da Objetivação (TO), como se desenvolve atividades que possibilitem aos futuros professores adquirir as competências digitais, visando seu fomento e o uso crítico das TDIC no curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física (LIMF) da Ufopa. Apresenta-se um levantamento de dissertações e teses que contribuíram para o arcabouço teórico desta pesquisa. O percurso metodológico será realizado através da aplicação de tarefas que estarão vinculadas aos projetos didáticos (PD) baseadas na TO e análise de dados. Os participantes são 9 licenciandos do curso de LIMF, no componente curricular optativo Tecnologias para o Ensino da Física e da Matemática (60h). Buscase como resultados esperados confirmar ou não que o uso da metodologia da TO pode ser possibilidade metodológica do processo de ensino com o uso das TDIC; tendo como aplicação alunos que participam da residência pedagógica; maior absolvição das competências digitais através da TO e possibilidade de formar professores que saibam usar os recursos de forma consciente e crítica e não alienante no interior da Amazônia.