Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA MARCIA LIMA DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCA MARCIA LIMA DE SOUSA
DATA : 28/08/2023
LOCAL: Meio Remoto Plataforma Google Meet

UNIVERSIDADE PÚBLICA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: nas entrelinhas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), relações e (re)ações com a sociedade no contexto neoliberal.

Universidade Pública. Neoliberalismo. Amazônia. Plano de Desenvolvimento Institucional.

A universidade pública, historicamente, no contexto brasileiro, sempre esteve marcada por um alinhamento às demandas econômicas e mercantis (FÁVERO, 2006; CUNHA, 2007). Não obstante, com a crise estrutural do capitalismo (MÉSZÁROS, 2011), esse alinhamento tem se intensificado de modo a influenciar não apenas as demandas externas, mas a própria política institucional das universidades, moldando-as às políticas de cunho neoliberais. De igual modo, a região Amazônica, de forma contínua, esteve atrelada às políticas de governo desenvolvimentistas e exploratórias. Ambas, enquanto “lugar” de disputas socias e políticas, constituem-se como espaços de interesses econômicos e estratégicos dos grupos sociais dominantes. Diante disso, faz-se necessário discutir a relação entre a universidade pública, a sociedade capitalista e a produção do conhecimento na Amazônia.  Para fins de delimitação da pesquisa, definiu-se como referência para este estudo a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), criada pela Lei nº 12.085, de 5 de novembro de 2009, implantada em Santarém/PA durante o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). É a primeira universidade pública federal no interior da Amazônia e foi projetada para nascer multicampi. A instituição atendeu legalmente o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE, 2001-2010) no que diz respeito à interiorização e à expansão da educação superior pública, atuando em seis campi universitários localizados nos municípios de Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná. Observa-se que, desde a sua criação, a instituição vem sofrendo influências diversas, inclusive, em sua política institucional, materializada em seus documentos oficiais, o que inquieta em vários questionamentos, no entanto, entre eles, sobressaem os rumos que essa “nova universidade” tem seguido, seja em relação contra-hegemônica ou ao atendimento subordinado aos interesses do capital. Nessa perspectiva, problematiza-se, neste estudo, as políticas institucionais da Ufopa materializadas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), buscando compreender como se manifestam as contradições e as reações contra-hegemônicas nas ações de pesquisa e extensão desenvolvidas pela instituição. A partir dessa problemática, delineia-se o objetivo geral que se constitui em: investigar as políticas institucionais de pesquisa e extensão da Ufopa materializadas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), de forma a identificar aproximações e distanciamento da concepção neoliberal e/ou das propostas contra-hegemônicas. Dele, desdobram-se os objetivos específicos e a tese em construção de que a pesquisa e a extensão sintonizadas com o PDI contribuem na disseminação de conhecimentos contra-hegemônicos, fortalecendo conquistas democráticas e coletivas. O estudo é realizado por meio de revisão bibliográfica e documental, segue uma análise crítica fundamentada no pensamento histórico-dialético e vislumbra-se um percurso metodológico abalizado na análise crítica e atenta à especificidade, mas sem descuidar de suas relações com a totalidade (COLARES, 2011). Para tanto, além dos escritos de Marx e Engels, os estudos bibliográficos estão fundamentados em teóricos, como: Gramsci (1999; 2017a; 2017b); Saviani (2012); Mészáros (1997); Lombardi (2011); Colares e Colares (2022); e outros. Entre os principais documentos institucionais, elencou-se, para a análise, o PDI, por constituir-se como principal documento norteador de uma Instituição de Ensino Superior.

Presidente - 1153153 - ANSELMO ALENCAR COLARES
Externo à Instituição - LUIZ BEZERRA NETO - UFSCAR