Banca de QUALIFICAÇÃO: MADMA LAINE COLARES GUALBERTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MADMA LAINE COLARES GUALBERTO
DATA : 01/09/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet: https://meet.google.com/zdc-duzz-tdi (horário de Brasília - 9h)
TÍTULO:

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO A PARTIR DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DE UNIVERSIDADE PÚBLICA E INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA DE SANTARÉM-PARÁ


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Infantil. Pedagogia. Formação inicial. Projeto Pedagógico do Curso.


PÁGINAS: 109
RESUMO:

A presente tese versa sobre a formação inicial de professores para a educação infantil nos cursos de Pedagogia do município de Santarém, estado do Pará. Tem como objetivo geral, investigar como ocorre o processo de formação inicial de professores para educação infantil, considerando os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de Pedagogia de uma universidade pública e uma instituição de educação superior privada de Santarém-Pará. O estudo foi desenvolvido a partir de estudo bibliográfico e empírico, e considerou para análise o método do materialismo histórico-dialético. Os dados foram produzidos e coletados a partir de entrevistas semiestruturadas com três professoras do curso de Pedagogia que atuam junto à coordenação do curso de Pedagogia de uma universidade pública e uma instituição de educação superior privada, assim como, realizou-se análise documental dos projetos pedagógicos do referido curso, à luz dos documentos oficiais da legislação educacional brasileira. Com base na pesquisa realizada, até o presente momento da qualificação, percebeu-se uma escassez de carga horária e ofertas de componentes curriculares específicos para a formação do professor de educação infantil, ausência de referenciais teóricos condizentes com as ementas das disciplinas e as especificidades da organização curricular desta etapa escolar são contempladas de formas distintas nas instituições participantes desta pesquisa. Sendo assim, constatou-se que o currículo proposto para a educação infantil nos cursos de Pedagogia da cidade de Santarém-Pará poderia propor formas de organização de ensino e aprendizagem que subsidie o trabalho docente de maneira fundamentada, envolvendo conteúdos que visem à construção de seus saberes e práticas. Nesse sentido, a Teoria Histórico-Cultural apresenta pressupostos teóricos e metodológicos que contribuem para aprendizagem e desenvolvimento das crianças, assim como proporciona subsídios para a formação docente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 348.580.402-91 - JURACY MACHADO PACÍFICO - UNIR
Interna - 1965707 - SINARA ALMEIDA DA COSTA
Interna - 1524433 - MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
Externo ao Programa - 1983523 - HERGOS RITOR FROES DE COUTO
Externa à Instituição - Patricia Reyes de Campos Ferreira - UEPA
Externa à Instituição - EDNA FERREIRA COELHO GALVÃO - UEPA
Notícia cadastrada em: 28/08/2023 14:47
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