Banca de QUALIFICAÇÃO: ALCIANE MATOS DE PAIVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALCIANE MATOS DE PAIVA
DATA : 31/08/2023
LOCAL: Porto Velho

POLÍTICA EDUCACIONAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: DESAFIOS DO PROJETO PEDAGÓGICO DO IFAM FRENTE AS DEMANDAS DA SUSTENTABILIDADE SOCIAL EM MANACAPURU

Política Educacional, Sustentabilidade Social, Desenvolvimento Econômico.

O presente projeto tem por objetivo analisar a relação entre cursos do Instituto Federal do Amazonas-IFAM - Campus Avançado Manacapuru e as demandas de sustentabilidade social, levando em consideração a política de desenvolvimento e a política educacional que os criaram. O projeto toma como perspectiva metodológica a epistemologia do materialismo histórico-dialético marxista com principais análises de estudos: as relações sociais, econômicas e educacionais do tema em questão, na busca de compreender as contradições e determinações históricas que moldaram a política educacional e sua relação com a sustentabilidade social no município de Manacapuru. Em face dessa relação entre política educacional e desenvolvimento surgiu a problemática do projeto no qual buscar responder, se a política educacional do IFAM tem se mostrado alinhado as demandas sociais de Manacapuru? Como proposição admite-se que o IFAM em seus projetos políticos pedagógicos nas áreas de aquicultura, gestão, informática e outros cursos voltados para os segmentos econômicos do município de Manacapuru têm se comprometido em formar profissionais através de uma abordagem pedagógica que valoriza a interdisciplinaridade e a prática. A abordagem teórica do projeto valoriza a construção de desenvolvimento econômico em sua vertente mais moderna, a de sustentabilidade social, de modo a subsidiar a ações do Instituto Federal, no entanto foi necessário resgatar historicamente as políticas de desenvolvimento econômicos adotadas a partir da década de 40, ano que se consolida o desenvolvimento capitalista no país, de modo a explicar como essas políticas de desenvolvimento influenciaram as políticas educacionais. A pesquisa justifica-se por sua relevância acadêmica, preenchendo a lacuna no campo de estudos sobre política educacional e sua relação com a sustentabilidade social em contextos amazônicos, espera-se contribuir para o aprimoramento das políticas educacionais e de sustentabilidade social no município de Manacapuru.

Presidente - 100.141.952-91 - ANTONIO CARLOS MACIEL - UNIR
Interna - 025.879.688-01 - APARECIDA LUZIA ALZIRA ZUIN - PUC - SP