Banca de QUALIFICAÇÃO: DIANA CAMPOS FONTES ARCANJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIANA CAMPOS FONTES ARCANJO
DATA : 21/09/2023

INCLUSÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM PORTO VELHO E A NOVA DEFECTOLOGIA: DISTANCIAMENTO E APROXIMAÇÕES

Inclusão, Educação Infantil, Educação Escolar

A inclusão de crianças com deficiência na Educação Infantil é o tema deste projeto de pesquisa que tem como objetivo geral compreender como acontecem os processos nas escolas públicas de Educação Infantil em Porto Velho-RO. Para tanto realizamos uma pesquisa fundamentada no materialismo histórico-dialético, com coleta de dados em múltiplos campos de pesquisa - Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e quatro escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto VelhoRO. Os instrumentos de coleta de dados foram análise documental, entrevistas semiestruturadas, observação e em sala de aula com alunos inclusos. Os sujeitos de pesquisa nas entrevistas foram técnicos da SEMED, professores das Salas de Recursos, e Coordenadores Pedagogicos ou Orientadores das escolas que não possuem Salas de Recursos, e nas observações turmas de Educação Infantil. A análise dos dados será realizada a partir dos pressupostos da categoria singularparticular-universal, situação social desenvolvimento e atividade principal buscando a multiplicidade da determinação envolvida na temática da pesquisa. Consideramos que a partir da apresentação e discussão possam-se haver acréscimos na melhoria da execução das politicas publicas de inclusão escolar na educação infantil no município.

Externa à Instituição - IRACEMA NENO CECILIO TADA
Interna - ***.879.688-** - APARECIDA LUZIA ALZIRA ZUIN - PUC - SP