BASE DE ESTUDOS EDUCACIONAIS EM MATEMÁTICA: articulando pressupostos da AnM e referenciais de TDIC fundamentados no EMAE
Formação contínua; Saberes docentes; Análise de Modelos; Ensino de Matemática por Atividades Experimentais; TDIC
Neste trabalho o objetivo central é o de mobilizar um conjunto de saberes na configuração de uma base de estudos educacionais, com professores em exercício na Educação Básica, ao articular pressupostos da Análise de Modelos (AnM), do Uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e do Ensino de Matemática por Atividades Experimentais (EMAE). A metodologia, em desenvolvimento, segue uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória e envolveu inicialmente 42 professores, vinculados a rede pública de ensino e que participaram de uma das fases planejadas, respondendo a um questionário diagnóstico. Com base nas respostas, identificamos 20 participantes propensos a se envolverem na etapa de pesquisa empírica e que inclui o desenvolvimento de um minicurso, combinando elementos teóricos e práticos, além de um material desenvolvido pelo pesquisador, composto por atividades alinhadas com os conceitos de AnM, TDIC e EMAE. Além da implementação das atividades produzidas ao contexto profissional dos participantes, foram utilizados na organização e tratamento das informações, entrevistas, diários de campo, registros audiovisuais e um questionário final. Esses dados serão posteriormente interpretados à luz da Análise Textual Discursiva e possivelmente responderão à nossa questão norteadora: Como mobilizar um conjunto de saberes, na formação contínua de professores da Educação Básica, em uma base de estudos educacionais, articulada entre a Análise de Modelos e as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, via Ensino de Matemática por Atividades Experimentais?