Banca de QUALIFICAÇÃO: QUÉZIA FRAGOSO XABREGAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : QUÉZIA FRAGOSO XABREGAS
DATA : 28/11/2023
LOCAL: Sala do Meet

MUDANÇAS CLIMÁTICAS E CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO
INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR – IESPES: O PROGRAMA
1,5º C EM DESTAQUE!

Educação superior. Curricularização da extensão. Mudanças climáticas. Formação humana integral. Amazônia.

Alterações do clima têm causado impactos à humanidade e demais seres vivos do planeta terra. Inundações, desertificação, ciclones, secas, queimadas, ondas de frio e de calor, tornados, incêndios florestais são eventos climáticos de origem natural ou antrópica que têm se intensificado e provocado destruições, prejuízos financeiros e mortes. Instituições de ensino superior devem cumprir seu papel social ao abordar a temática mudanças climáticas em seus currículos. Assim, o Instituto Esperança Superior (IESPES) propôs o Programa 1,5º C na sua curricularização da extensão em 2023. Diante do exposto, se faz relevante analisar o Programa 1,5º C na curricularização da extensão do IESPES e seu impacto na formação humana integral dos envolvidos neste processo. São objetivos específicos: relatar o processo de criação, implantação e implementação do Programa 1,5º C na curricularização da extensão no IESPES; analisar a percepção de discentes, docentes e coordenadores de cursos do IESPES acerca do papel socioambiental das universidades na adaptação e mitigação às mudanças climáticas; identificar e analisar os projetos integrados ao programa extensionista a serem desenvolvidos nas comunidades e/ou bairros participantes da curricularização da extensão do IESPES; criar e instalar o Grupo Extensionista de Formação Reflexiva a Favor do Clima– GEFRAFC, a fim de proporcionar discussão crítico-reflexiva sobre as mudanças climáticas e a corresponsabilidade com o clima terrestre; e analisar os desafios e as contribuições do Programa 1,5º C segundo a percepção dos participantes do GEFRAFC, no que concerne às mudanças climáticas. A investigação é de abordagem quali-quantitativa, com pesquisa bibliográfica, documental e empírica. É um estudo de caso de corte etnográfico junto à comunidade educacional do IESPES e representantes da sociedade que participam do programa 1,5 º C na realização da pesquisa ação participante (PAP), com a instalação o Grupo Extensionista de Formação Reflexiva a Favor do Clima – GEFRAFC. Os instrumentos são o questionário (Climate -U), diário de campo, registros fotográficos e entrevista. Em relação aos resultados, esperamos evidenciar os impactos e desafios do Programa 1,5º C na formação humana integral desses participantes e mostrar o papel das IES no enfrentamento às mudanças climáticas.

Presidente - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Interno - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
Externa ao Programa - 1260786 - EDIENE PENA FERREIRA - UFOPAExterno à Instituição - CLARIDES HENRICH DE BARBA - UNIR
Externo à Instituição - TRISTAN LYSANDER HARVEY MCCOWAN