Banca de QUALIFICAÇÃO: JEYSE SUNAYA ALMEIDA DE VASCONCELOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JEYSE SUNAYA ALMEIDA DE VASCONCELOS
DATA : 19/12/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet

“A LIÇÃO SABEMOS DE COR, SÓ NOS RESTA APRENDER”

Os desafios e possibilidades para fazer das interações e brincadeiras eixos norteadores do currículo de uma turma pré-escolar de um Centro Municipal de educação infantil de Santarém-PA.

Brincadeiras de faz-de-conta. Currículo. Educação Infantil.

Essa pesquisa tem como objetivo principal compreender os desafios e possibilidades para tornar as interações e brincadeiras eixos norteadores do currículo de uma turma pré-escolar de um Centro Municipal de educação infantil de Santarém-PA. Como recorte metodológico optamos por observar a prática pedagógica de uma professora, no que refere a organização do meio social educativo para promover o brincar de faz-de-conta, atividade guia da criança pré-escolar. Para isso, especificamente, propõe-se: Elucidar o que significa ter as interações e a brincadeira como eixos norteadores do currículo na educação infantil, com ênfase na atividade guia do desenvolvimento da criança em idade pré-escolar; Verificar o nível de qualidade das interações e brincadeiras vivenciadas pelas crianças na escola; Apontar desafios e possibilidades para efetivar brincadeira, de faz de conta como eixo norteador do planejamento pedagógico do professor. O estudo tem como base os princípios teórico-metodológicos da Teoria Histórico-Cultural (THC) de Vigotski e colaboradores, reconhecendo a importância do meio e das relações nele estabelecidas como fatores de constituição e desenvolvimento humano. Em busca de atingir os objetivos citados, traçamos alguns caminhos metodológicos que estão sendo percorridos até o momento da investigação: o caráter explicativo sobre o objeto estudado, em busca de sua essência, fugindo das aparências imediatas e o caráter interventivo-colaborativo da pesquisa, que se efetivou por meio de uma formação continuada e acompanhamento da prática pedagógica da professora ao longo do ano de 2022. As estratégias de produção de dados estão estruturadas na observação, entrevistas semiestruturadas, questionário aplicado com as famílias das crianças e a análise da prática pedagógica da professora, no que refere a organização do meio social educativo da turma participante da pesquisa, ao longo da investigação, antes e durante a intervenção. As formas de registro desses dados são subsidiadas pelo diário de campo, vídeos e fotografias. Os resultados parciais que, ora, apresentamos, tiveram como base a análise de alguns dos dados produzidos nas primeiras observações (período exploratório), e do período de formação. Os subsídios do período exploratório revelaram, de maneira geral, que a professora destinava pouco espaço e tempo para as brincadeiras e interações. Quando as crianças brincavam, a professora se ocupava fazendo outras tarefas que considerava mais importante, ou simplesmente “observava” a binqcdaira sem qualquer intervenção. Foram observadas práticas com tendencias transmissivas, centradas nos seus comandos e visando majoritariamente o desenvolvimento cognitivo das crianças. Assim, presumimos que a preocupação da professora era desenvolver o aspecto intelectual e o comportamento disciplinado das crianças, o que contribuía para uma prática “autoritária” e pouco interativa. E a brincadeira? Onde e quando as crianças brincavam? Identificamos que os brinquedos/objetos ficavam sempre suspensos no alto das prateleiras e eram liberados, na maioria das vezes, como recompensa por um comportamento considerado adequado pela docente ou quando precisava preencher algum tempo da rotina. A formação continuada, usada por nós como estratégia para melhorar a prática pedagógica da professora, possibilitou mudanças importantes. Ela passou a compreender melhor, entre outros aspectos da prática docente, seu papel diante da atividade guia do desenvolvimento infantil, tal como propõe Vigotski, passou a planejar com as crianças e a considerar a brincadeira como atividade pedagógica. Assim, contatamos que o processo de formação dos professores, tanto inicial como continuada tem se constituído como um grande desafio a ser superado para que esses profissionais se vejam como intelectuais de suas próprias práticas, que exercem importante papel no processo de formação humana das crianças pequenas.

Presidente - 1965707 - SINARA ALMEIDA DA COSTA
Interna - ***.580.402-** - JURACY MACHADO PACÍFICO - UNIR
Interna - 1278761 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
Externa ao Programa - 1552900 - IANI DIAS LAUER LEITE - UFOPAExterno à Instituição - SUZANA MARCOLINO - UFAL