Banca de DEFESA: IATA ANDERSON FERREIRA DE ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IATA ANDERSON FERREIRA DE ARAÚJO
DATA : 15/02/2024
LOCAL: LANTED ICED

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL CONTÍNUO DE EDUCADORES EM CONTEXTOS DE COLABORAÇÃO ESCOLA-UNIVERSIDADE-ESCOLA NO OESTE DA AMAZÔNIA PARAENSE

Colaboração escola-universidade-escola. Desenvolvimento profissional contínuo. Práticas colaborativas. Pesquisa Narrativa

O diálogo entre universidade e escola, em grande medida, foi/é marcado por relações verticalizadas. No intuito de desconstruir essa perspectiva relacional, o coletivo do Formazon/Iced/Ufopa vem num movimento de estabelecimento de relações horizontalizadas e democráticas com as escolas parceiras da educação básica, no âmbito dos projetos institucionais desenvolvidos. A presente tese de doutorado visa compreender os processos de desenvolvimento profissional contínuo no contexto das práticas de colaboração escola-universidade-escola no âmbito do Grupo Formazon, na esfera desse coletivo com vistas a responder o seguinte questionamento: como as práticas de colaboração escola-universidade-escola são promotoras de transformações das práticas educativas e de desenvolvimento profissional dos docentes envolvidos em projetos de parceria colaborativa universidade-escola? Tem como contexto investigativo as práticas de colaboração desenvolvidas nos projetos do Formazon vinculados à Procce e ao CNPq, especialmente entre 2019 e 2022. A pesquisa é de natureza qualitativa e está ancorada à Pesquisa Narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2011). Os participantes da pesquisa foram doze educadores de três parceiras que atuaram como colaboradores dos projetos. No processo de produção dos dados da pesquisa foram utilizados os seguintes instrumentos, nomeados por textos de campo: documentos, notas de campo, diário de pesquisa, entrevistas e fotografias. Considerando o processo analítico do material empírico, foi realizado por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES; GALIAZZI, 2016), com suporte do software IRaMuTeQ. Diante dos achados da pesquisa, defendo a seguinte tese: As experiências de colaboração escola-universidade-escola desenvolvidas no âmbito dos projetos do Formazon, constituídas em espaços e tempos de formação pautados em relações democráticas, horizontalizadas e de inclusão, são mobilizadoras da constituição de processos de desenvolvimento profissional contínuo, orientados para  a formação científica de educadores das escolas parceiras, de modo que, atuem para a ressignificação das práticas educativas e desenvolvimento de autonomia para a difusão das práticas de ensino pela pesquisa na Educação Básica. As relações democráticas, horizontalizadas e de inclusão constituídas entre a universidade e a escola contribuíram para a formação de lideranças sustentáveis nas três escolas investigadas, compromissadas com a promoção da educação científica na educação básica. Os estudos desta tese permitem afirmar que, as práticas colaborativas escola-universidade-escola proporcionaram relevantes contribuições para o desenvolvimento profissional contínuo dos professores, bem como para o desenvolvimento institucional da escola. Argumento a favor da necessidade de investimento em pesquisas futuras que incluam os participantes da universidade, bem como, aquelas que interessadas em aprofundar sobre movimentos de sustentabilidade da parceria escola-universidade, de modo que, se amplie e qualifique o desenvolvimento da autonomia dos educadores das escolas para a promoção da educação científica na Amazônia santarena.

Presidente - 1278761 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
Interno - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
Externa ao Programa - 3045967 - IRANI LAUER LELLIS - UFOPAExterna à Instituição - TEREZINHA VALIM OLIVER GONÇALVES - UFPA
Externa à Instituição - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA - UFPA