Banca de DEFESA: CLAUDINEI FRUTUOSO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLAUDINEI FRUTUOSO
DATA : 01/03/2024
HORA: 16:00
LOCAL: Auditório da Unir-Centro
TÍTULO:

POLÍTICA EDUCACIONAL E OCUPAÇÃO SOCIOECONÔMICA EM RONDÔNIA: DA ESCOLA MULTISSERIADA À ESCOLA POLO EM MACHADINHO D’OESTE


PALAVRAS-CHAVES:

Ocupação Socioeconômica da Amazônia. Política Educacional em Rondônia. Educação rural. Escola Multisseriada. Escolas Polo.


PÁGINAS: 227
RESUMO:

A ocupação socioeconômica da Amazônia apresenta historicamente três períodos: o primeiro, chamado de Colonial, que vai de 1616 a meados do século XIX (Benchimol, 1977; Maciel, 2012); o segundo, identificado como Seringal, vai de meados do século XIX ao final da segunda década do século XX (Benchimol, 1977; Maciel, 2012); o terceiro, denominado de Urbanização da Cultura Cabocla, vai do início do século XX aos dias atuais. Este período, porém, está subdividido em antes e depois do Plano de Integração Nacional (Maciel, 2012): no primeiro caso, trata-se apenas da urbanização da cultura cabocla; no segundo, não só dela, mas também dos processos de ocupação socioeconômica da Amazônia por formações socioculturais de outras regiões, em particular do Sul do país (Maciel, 2004). Rondônia se encontra exatamente neste último caso, pois a ocupação socioeconômica do estado decorre do Programa de Integração Nacional – PIN e do Programa de Polos Agropecuários e Agrominerais da Amazônia – POLAMAZÔNIA e, por conseguinte, do município de Machadinho d’Oeste (Becker, 1990; Oliveira, 2010). Este município, implantado em 1988, surgiu do Projeto de Assentamento Machadinho, criado, em 1982 e, pela rapidez do processo de transformação do Assentamento em Município, pode-se medir a intensidade das transformações socioculturais e econômicas operadas na região (Becker, 1990). Com base nisso, esta tese visa explicar como a expansão capitalista em Rondônia e seus impactos econômico-sociais, culturais e pedagógicos foram determinantes na transformação das escolas multisseriadas em escolas polos no município de Machadinho d’Oeste? Para responder a esta questão, na pesquisa bibliográfica, utilizou a análise histórico-crítica (Saviani, 2003; Maciel e Braga, 2008; Maciel, 2023). Esta técnica analítica é metodologicamente fundamentada no materialismo histórico-dialético (Marx, 1996, 2008; Netto, 2011), que orientou a aplicação do survey multifatorial e a observação dos fenômenos sociais na base empírica, pelos quais se chegou aos seguintes resultados: a) a criação das escolas multisseriadas acompanhou o processo de ocupação da terra alcançando o pico da expansão na fase de consolidação das lavouras permanentes entre 1990 e 2000; b) à medida que as lavouras permanentes foram perdendo área para a pecuária, as escolas multisseriadas foram sendo substituídas por Escolas Polo; c) no presente momento a diminuição da área de pecuária para a do agronegócio; d) a política educacional para o meio rural se consolidou na fase das lavouras permanentes com a oferta de educação escolar via escola multisseriada atendendo as séries iniciais. Com a demanda pela continuidade dos estudos e o aumento de área da pecuária a escola multisseriada perde espaço sendo substituída pelas Escolas Polo. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.141.952-** - ANTONIO CARLOS MACIEL - UNIR
Interna - 1524433 - MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
Interno - 1153153 - ANSELMO ALENCAR COLARES
Externo à Instituição - JOSEMIR ALMEIDA BARROS - UNIR
Externo à Instituição - EVALDO PIOLLI - UNICAMP
Externa à Instituição - ARMINDA RACHEL BOTELHO MOURÂO - UFAM
Notícia cadastrada em: 27/02/2024 14:56
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa