Banca de DEFESA: GILVANIA PLÁCIDO BRAULE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GILVANIA PLÁCIDO BRAULE
DATA : 05/04/2024
LOCAL: Meio virtual

Ecouniversidade Pan-amazônica:

ecoculturalidade e tessitura humano-ecológica com egressas(os) do INC-UFAM

Universidade. Ecouniversidade. Ecoculturalidade. Educação Ecocultural. Pan-amazônia.

Esta Carta-Tese em Educação na Amazônia ousou no seu objetivo geral construir uma teoria de EcoUniversidade Pan-amazônica com fundamentos culturais, socioeconômicos e ambientais junto as(aos) egressas (os) de graduação (2010-2023) do Instituto de Natureza e Cultura (INC) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), localizado na microrregião do Alto Solimões na fronteira Brasil, Peru e Colômbia. Para isso, alcançamos os objetivos específicos: i) criar uma epistemologia que considere o ser biocultural em suas práticas sociais, ambientais e culturais e uma teoria de educação para o bem-viver indígena e o viver-bem não indígena; ii) desenvolver um método de pesquisa considerando o sentir/cosmosentir, o saber/cosmovisão e do viver bem/bem-viver; iii) verificar o reconhecimento do ser indígena e a diversidade étnica e sociocultural nos documentos oficiais relacionados a temática; iv) conhecer e analisar o perfil pessoal, étnico, acadêmico-profissional de egressas(os) de graduação, e suas percepções, impressões e perspectivas quanto à Educação Superior e a Universidade; v) elaborar um conceito de EcoUniversidade com as produções das oficinas ecoculturais. Este estudo de caso qualitativo trata de objeto transdisciplinar, com bases crítico-decolonial (FREIRE,1969; WASH, 2015), meta-epistemologia contextual (VARGAS, 2022), filosofia da complexidade (MORIN, 2000), filosofia do bem-viver (ACOSTA, 2016; KRENAK, 2000) e ecoculturalidade (BRAULE; BRASILEIRO, 2021). O método de tessitura humano-ecológica criado nesta Tese Doutoral norteou o estudo bibliográfico, documental e empírico desde às premissas da ecoculturalidade. O estudo de campo ocorreu em duas fases: 1ª) aplicação do questionário survey I à população de 1.321 egressas(os) com 453 respondentes, gerando uma amostra inicial; 2ª) aplicação de questionário survey II, círculos de conversa, entrevista semiestruturada e oficinas ecoculturais com grupo amostral de 28 participantes a partir dos respondentes, mediante critérios de inclusão/exclusão, com equivalência de curso, indígena e não-indígena e gênero. Estes percebem sua Universidade como campo de múltiplos seres e saberes, contudo, ainda necessita da escuta e valorização dos saberes locais; também conceituam Ecouniversidade como Universidade Ecocultural de multimundos em conexões culturais, ambientais e epistêmicas. Assim, defendemos a Tese da Ecouniversidade Pan-amazônica como campo da Educação Superior e das Ciências com a missão de cultivar o saber nas relações ecoculturais para o “viver bem” e o “bem-viver” entre os povos que a constituem.

Externo à Instituição - CLARIDES HENRICH DE BARBA - UNIR
Externa à Instituição - EGESLAINE DE NEZ - UFRGS