ACESSE AQUI O TUTORIAL DE INSCRIÇÃO
A proposta deste curso de extensão decorre de solicitação dos alunos de pós-graduação do HISTEDBR e busca criar as condições para a superação de uma grande lacuna na formação dos educadores: durante o processo de formação têm acesso às teorias e práticas das pedagogias hegemônicas, mas apenas lacunarmente, quando acontece, os educadores estudam as pedagogias contra hegemônicas. Para tal, serão realizadas aulas à distância (transmitidas pelo Canal do Histedbr Nacional no Youtube), seguidas de debates, com questões para o debate encaminhadas pelos participantes através do chat do canal. Duas questões centrais irão nortear os ministrantes na exposição das propostas contra-hegemônicas para a educação brasileira: a) qual sua análise da conjuntura brasileira e, em seu interior, da educação? b) qual é a proposta para a educação brasileira, na perspectiva defendida por sua concepção pedagógica, de contribuição para uma transformação de nossa sociedade? Os conteúdos abordados serão: 1. As teorias pedagógicas hegemônicas e contra-hegemônicas no Brasil 2.. Pedagogia Anarquista: contexto histórico, principais representantes clássicos, fundamentos teóricos e práticos e suas realizações no Brasil 3. Pedagogia Libertadora: Paulo Freire - da Pedagogia do Oprimido a Pedagogia da Esperança 4. Pedagogia Crítico-social dos conteúdos 5. Os pedagogos soviéticos e a implementação da Escola do Trabalho 6. O MST e a educação: da educação popular freiriana passando pelos pedagogos soviéticos à elaboração da Pedagogia do movimento 7. A Pedagogia Histórico-Crítica e a formação escolar crítica dos trabalhadores numa época de transição.
08/agosto - Aula 1 - Apresentação do Programa de Curso: José Claudinei Lombardi, Mara Regina M. Jacomeli e Prof Régis H Silva ----- 15/agosto - Aula 2 - Análise das teorias pedagógicas à luz da Filosofia e da História: Dermeval Saviani ------- 22/agosto - Aula 3 - As teorias pedagógicas hegemônicas e contra-hegemônicas contemporâneas: análise crítica: Newton Duarte ------29/agosto - Aula 4 – Leituras -------- 05/setembro - Aula 5 - As teorias pedagógicas anarquistas. É possível a implantação de Escolas Modernas no Brasil contemporâneo? Evaldo Piolli ---------2/setembro - Aula 6 - A síntese das teorias pedagógicas anarquistas com a Filosofia Francesa Contemporânea (Nietzsche, Foucault e Deleuze): Silvio Gallo -------19/setembro - Aula 7- Paulo Freire e a Educação Popular: Miguel Arroyo --------- 26/setembro - Aula 8 - Pedagogia do Oprimido e Pedagogia da Esperança em Paulo Freire: Jason Mafra -------- 03/outubro - Aula 9 - Educação e poder: a burocratização da educação a serviço do capital: Evaldo A. Vieira -------10/outubro - Aula 10 - Pedagogia Crítico-social dos conteúdos: José Carlos Libâneo --------17/outubro - Aula 11 - Os pedagogos revolucionários e a implementação da Escola do Trabalho: Lucila Machado ------ 24/outubro - Aula 12 - O MST e a educação: da educação popular freiriana aos pedagogos soviéticos à elaboração da Pedagogia do movimento: Valter Leite ----- 31/outubro - Aula 13 - Fundamentos marxistas da PHC: Marcos Francisco ----- 21/novembro - Aula 14 - A Pedagogia Histórico-Crítica e a formação escolar crítica dos trabalhadores numa época de transição: Dermeval Saviani.
Discentes de graduação, pós-graduação e demais interessados da comunidade acadêmica da Ufopa.
Estudantes de Pedagogia e demais licenciaturas, pós-graduandos na área da Educação da UFSM, UENP, UFES, UFT, UFMA, UEM, UESB, bem como profissionais da educação e comunidade externa interessada no tema.
Card de divulgação das inscrições
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa vSNAPSHOT