Nilton Hitotuzi é Professor Associado do Programa de Letras do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Realizou estágios pós-doutorais na Universidade do Arizona/Estados Unidos da América (2020-2021) e na Universidade de Leicester/Reino Unido (2015-2016), doutorado em Letras, na Universidade Federal da Bahia (2006-2010), mestrado em TEFL/TESL, na Universidade de Birmingham/Reino Unido (2001-2004) e licenciatura em Letras, na Universidade Federal do Amazonas (1988-2000). É líder do grupo de pesquisa CELEPI. Seus interesses de pesquisa incluem metodologias de ensino de línguas, pronúncia, alfabetização em inglês pelo método fônico, drama-processo, pensamento crítico, pesquisa em sala de aula, documentação e descrição de línguas ameaçadas e educação indígena. Em sua pesquisa de doutoramento, investigou o uso do drama-processo na educação em língua inglesa por uma perspectiva crítico-dialógica. É autor dos livros DRAMA-PROCESSO: educação problematizadora em língua estrangeira no interior do Amazonas e Classroom Research and Reflections on EFL Teaching in Northern Brazil: collected papers e de artigos e capítulos de livros na áreas de Linguística Aplicada, Línguas Estrangeiras Modernas e Documentação e Descrição de Línguas Indígenas.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Pós-doutorado (University of Arizona/Estados Unidos da América) - 2021. Pós-doutorado (University of Leicester/Reino Unido) - 2016. Doutorado (Universidade Federal da Bahia/Brasil) - 2010. Mestrado (University of Birmingham/Reino Unido) - 2004. Graduação (Universidade Federal do Amazonas/Brasil) - 2000. Área de atuação profissional: Educação inicial e contínua de professores de Inglês como língua adicional.
Áreas de Interesse
(áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino formal de pronúncia, pesquisa em sala de aula, metodologias do ensino de línguas estrangeiras/adicionais, produção de material didático, documentação e descrição de línguas indígenas.