Apresentação

O Programa de Antropologia e Arqueologia (PPGAA/Ufopa), criado em 2024, visa contribuir para a consolidação institucional da antropologia e da arqueologia no Norte do país, fortalecendo essas disciplinas, ampliando sua visibilidade perante a sociedade e alargando seu escopo de atuação como expertises cruciais para os processos sociais e políticos em curso na Amazônia, desde a garantia de direitos de minorias sociais e étnicas aos processos econômicos de desenvolvimento, passando pelo debate sobre cidadania, memória, identidade e cultura.

 

O Programa ambiciona impulsionar o movimento em curso nos campos disciplinares da antropologia e da arqueologia de renovação dos paradigmas disciplinares por meio da estreita interlocução com povos e conhecimentos tradicionais. Um dos elementos que consideramos fundamentais nesse processo é a ampla política de ações afirmativas adotada pelo PPGAA, com vagas reservadas para pessoas negras, pessoas com deficiência (PcD), pessoas trans (transgênero, transsexual, travesti), indígenas, quilombolas e membros de comunidades tradicionais. Essa política de inclusão caminha lado a lado com o esforço que já fazemos de abertura da academia para os sujeitos e seus conhecimentos, sobre os quais nossas disciplinas historicamente se erigiram. Isso, mais uma vez, não apenas como um movimento de inclusão, que de outro modo consideramos crucial, mas também de transformação do próprio conhecimento científico em direção a um conhecimento socialmente referenciado, produzido de maneira mais participativa e, portanto, que seja reflexo e que responda às questões prementes ao contexto amazônico atual.

 

Nesse sentido, o PPGAA ambiciona se constituir como um centro de formação de referência, contribuindo para a descentralização da formação pós-graduada em nossas áreas, historicamente concentrados no centro-sul do país. Perseguiremos essa intenção não apenas com um sólido investimento na formação dos alunos ao longo das disciplinas oferecidas e do trabalho de orientação – em continuidade com a atuação do corpo docente enquanto pesquisadores –, mas também por meio de um esforço concertado para oportunizar que nossa vasta rede de colaborações e parcerias – com pesquisadores e instituições de pesquisa do Brasil e do exterior, assim como com os muitos povos e comunidades tradicionais, outros coletivos social e politicamente minoritários e instituições governamentais e não-governamentais com atuação direta no debate público e nas ações de impacto sobre a sociobiodiversidade amazônica – seja esteja às atividades do Programa, de modo a solidificar e potencializar a formação que oferecemos.

 

O PPGAA assume como princípio norteador a produção de conhecimento de excelência, socialmente referenciado, e que se reverta na formação de profissionais teórica, metodológica e eticamente preparados para atuar com competência, dentro e fora da academia, sobre os problemas amazônicos contemporâneos. A atuação guiada pelos princípios éticos, pelo respeito e valorização da pluralidade amazônica é um compromisso do Programa, assim como a inclusão no ensino superior ao nível da pós-graduação e o fortalecimento do ensino público, gratuito e de qualidade que possa contribuir para mitigar as assimetrias sociais e políticas da região Norte em relação ao centro-sul do país.

 

Entendemos que a mega diversidade amazônica – em sentido amplo, ou seja, diversidade social, cultural, biológica etc. – tem um valor inestimável a nível global, e que o aprofundamento de sua compreensão, sua valorização e respeito são vitais para o melhor direcionamento das transformações contemporâneas que afetam a região. Igualmente, entendemos que essa diversidade tem um enorme potencial de renovação, redirecionamento e inovação de variados processos sociais, políticos e econômicos e que, assim, podem contribuir sobremaneira à construção de um futuro (local e global) mais igualitário e sustentável.

 

Entendemos que o futuro não pode ser construído à revelia do passado: apenas uma integração entre memória (portanto, cultura, história e patrimônio) e projetos presentes pode conduzir a novos caminhos que permitam superar as contradições entre os grandes interesses socio-político-econômicos e a pluralidade de vidas cuja milenar interação constituiu a Amazônia.

 

Pretendemos contribuir com esse processo por meio da continuação e do aprofundamento das articulações com povos e comunidades tradicionais e outros coletivos, e com entidades governamentais e não-governamentais que têm atuação direta sobre essa pluralidade amazônica, assim produzindo conhecimento capaz de resultar em intervenções éticas, comprometidas, responsáveis e transformadoras. Isso inclui, evidentemente, a atuação do corpo docente como pesquisadores. Mas, igualmente, inclui o impacto da atuação de nossos egressos, seja dentro ou fora da academia. Surgindo de uma demanda largamente constituída por atores já implicados nessas dinâmicas contemporâneas, o PPGAA tem um impacto direto nos processos sociais e políticos em curso na Amazônia.


Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

  • - EDUARDO SOARES NUNES

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: eduardo.nunes@ufopa.edu.br

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1sigaa