Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSICLEIA PEREIRA DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSICLEIA PEREIRA DE SOUSA
DATA : 23/08/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Santarém
TÍTULO:

“Como eu posso contribuir?”: Estados afetivos de pré-professores e o ensino crítico

de língua adicional na Amazônia


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Estados afetivos. Ensino crítico de língua inglesa. Formação de professores.

Amazônia.


PÁGINAS: 95
RESUMO:

Estudos recentes em ensino/aprendizagem de línguas têm focado no papel das

emoções nesse processo e não mais somente no aspecto cognitivo (ARAGÃO, 2005; SWAIN,

2011; CANDIDO RIBEIRO, 2012; BARCELOS 2013, RODRIGUES, 2015). No cotidiano

da sala de aula, o aprendizado de línguas envolve um entrelaçamento de recursos cognitivos,

relacionais e emocionais, pois apenas o conhecimento teórico de ensinar uma língua não é

suficiente para lidar com situações complexas que o ato de ensinar envolve (BARCELOS;

RUOHOTIE-LYHTY, 2018). Nesse contexto, em se tratando de ensino e aprendizagem,

traz-se para essa discussão a teoria do ensino crítico de língua inglesa, que tem sido objeto de

estudos científicos ao longo dos anos por diversos autores: Pennycook (1994), Canagarajah

(2006), Kumaravadivelu (2006), Norton e Toohey (2011). Assim, lançando mão da

metodologia estudo de caso, por meio de pesquisa narrativa de história de vida, o presente

trabalho buscou entender a relação que há entre os estados afetivos (emoções) de

pré-professores de língua inglesa e suas perspectivas de atuação docente na Amazônia. Os

resultados encontrados foram uma forte tendência de ambos participantes da pesquisa à uma

prática docente voltada para a mudança social da realidade de seus futuros educandos

amazônidas, o que configura uma postura de ensino crítica da língua inglesa.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA CLAUDIA TURCATO OLIVEIRA - UFT
Interno - 1190492 - HELIUD LUIS MAIA MOURA
Presidente - 2398550 - SILVIA CRISTINA BARROS DE SOUZA HALL
Notícia cadastrada em: 22/08/2023 07:50
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa