Banca de DEFESA: MÁRCIO GILVANDRO MOREIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MÁRCIO GILVANDRO MOREIRA DA SILVA
DATA : 08/11/2024
HORA: 09:00
LOCAL: google meet
TÍTULO:

INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM ESTUDO SOBRE AS VISÕES DE INTERDISCIPLINARIDADE DE EGRESSOS DA LICENCIATURA INTEGRADA EM MATEMÁTICA E FÍSICA DA UFOPA

 


PALAVRAS-CHAVES:

Interdisciplinaridade; formação inicial; egressos; matemática e física.


PÁGINAS: 108
RESUMO:

A interdisciplinaridade na formação inicial de professores é uma temática relevante para a educação contemporânea. Entretanto, “apesar de ser o objetivo de muitas práticas e reconhecidamente importante, o conceito de interdisciplinaridade ainda é polissêmico e o seu desenvolvimento carece de estudos, particularmente na formação inicial de professores” (FEISTEL, MAESTRELLI, 2012). Nesse sentido, há diversos cursos na Ufopa que hipoteticamente abordam sobre a interdisciplinaridade, dentre os quais, a Licenciatura Integrada em Matemática e Física (LIMF), sendo a única remanesceste entre outras licenciaturas integradas no âmbito do Instituto de Ciências da Educação da Ufopa. Nesse contexto, o objetivo geral deste trabalho é “investigar as compreensões de egressos da LIMF da Ufopa sobre a interdisciplinaridade na formação inicial de professores, em relação aos aspectos teóricos/ curriculares e sobre a implementação da interdisciplinaridade”. O trabalho tem como principais referências os estudos de Araújo et al (2017), Fazenda (2008, 2011, 2012), Feistel e Maestrelli (2012), Marques e Sauerwein (2020), Pombo (2005, 2008) e Santomé (1998). Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de uma unidade, conforme Alves-Mazzotti (2006), sendo fundamentado em uma abordagem qualitativa em virtude de três pressupostos básicos, de acordo com André (2013): o conhecimento está em constante processo de construção, o caso envolve uma multiplicidade de dimensões e a realidade pode ser compreendida sob diversas óticas. O público-alvo é formado por egressos da LIMF, de 2011 a 2023. Este estudo utilizou os seguintes métodos de coleta de dados: análise de documentos oficiais norteadores da proposta curricular, além de aplicação de 15 questionários e de quatro entrevistas semiestruturadas. Os resultados e a discussão da pesquisa foram realizados com base na Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2006). Dessa forma, os principais resultados deste estudo apontam que as compreensões dos egressos/as referentes à temática indicam: que teoricamente a interdisciplinaridade pode ser conceituada como uma possível relação entre duas ou mais disciplinas/áreas do saber; que a organização curricular da LIMF da Ufopa pode se aproximar da ideia de multidisciplinaridade; que as práticas interdisciplinares exitosas ainda enfrentam múltiplos desafios; e que, embora existam fatores como barreiras/dificuldades para efetivação da interdisciplinaridade, é essencial que os envolvidos acreditem na proposta.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1980548 - GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA
Interno - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
Externa à Instituição - MARA FERNANDA PARISOTO - UFPR
Notícia cadastrada em: 07/11/2024 11:26
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