TERRITORIALIDADE E EDUCAÇÃO: AS ESCOLAS QUILOMBOLAS DE SANTARÉM/PARÁ
Ensino. Educação. Quilombo. Étnicas raciais. Santarém/PA.
Este trabalho de pesquisa consistiu em realizar uma análise sobre a pedagogia da educação escolar quilombola, com foco específico nas práticas de ensino dos professores que atuam em escolas localizadas em comunidades quilombolas no município de Santarém-PA. Os objetivos específicos incluem a construção de uma análise comparativa entre as práticas de ensino de professores que atuam tanto em escolas quilombolas em áreas de planalto quanto em áreas de várzea. Descrevo como essas práticas de ensino envolvem metodologias, conteúdos pedagógicos e métodos de avaliação, relacionados ou não com as orientações presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (Resolução nº 08, 20/11/2012) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações étnico–raciais (Resolução no 01, 17/06/2004). A pesquisa buscou descrever como os próprios professores compreendem e descrevem tais práticas de ensino, por meio de entrevistas, questionários e observações diretas nas escolas. Foi discutido como as origens racial, étnica e territorial dos professores dessas escolas podem ser vistas como variáveis relevantes para mediar a observação e análise da relação entre professor, escola, alunos e comunidade. A convivência prolongada dos professores no território quilombola é considerada um pressuposto relevante para a qualidade das práticas pedagógicas da educação escolar quilombola, bem como para o aprimoramento do conteúdo pedagógico desenvolvido em sala de aula. Além disso, será apresentada uma trajetória cronológica do movimento negro quilombola em Santarém, bem como quais quilombos compõem a FOQS (Federação das Organizações Quilombolas de Santarém).