Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA FERREIRA TAVARES FREITAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AMANDA FERREIRA TAVARES FREITAS
DATA : 27/03/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Meio Remoto Plataforma Google Meet
TÍTULO:

A EDUCAÇÃO ESPECIAL EM SANTARÉM-PA: Embarcando nos (des)caminhos da História (2008-2019)


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Especial; Inclusão Escolar;  História da Educação; Santarém-PA.


PÁGINAS: 109
RESUMO:

O presente trabalho tem como objetivo analisar, em uma perspectiva histórica, a trajetória da Educação Especial (EE) no município de Santarém-Pará (PA) entre os anos de 2008 e 2019, considerando as contradições, os desafios enfrentados e as políticas educacionais implementadas. A escolha do período de investigação (2008-2019) deve-se à relevância dos debates sobre políticas públicas na educação especial, intensificados a partir de 2008 com a criação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) e a publicação de normativas que regulamentaram essa política. Esse marco legal representou uma mudança significativa na abordagem da educação inclusiva no Brasil, reforçando o compromisso institucional com a inclusão e a equidade. O ano de 2019, por sua vez, marca um ponto de inflexão, pois, com a pandemia da COVID-19 em 2020, o ensino presencial foi interrompido, dificultando a análise das práticas de inclusão. Tem-se como objetivos específicos: a) Contextualizar como as condições materiais, culturais e políticas de cada época influenciaram a percepção e o tratamento das pessoas com deficiência, destacando tanto os avanços quanto às contradições que marcaram essa trajetória. b) problematizar como as políticas públicas, as concepções educacionais e o contexto social e político influenciaram a configuração da educação das pessoas com deficiência no Brasil ao longo do tempo. c) registrar como a educação especial se desenvolveu, na rede municipal de Santarém/Pará, no período de 2008 até 2019. Trata-se de uma pesquisa com uma abordagem histórica e qualitativa, baseada em análise documental e revisão bibliográfica e apoiada em autores que compreendem a educação  especial  brasileira, destacando a inclusão, como uma preocupação que deve se traduzir em ações práticas e concretas. Além de demonstrar  que  a  defesa  da  socialização  do conhecimento,  por  meio  da  escola,  a  todas  as  pessoas,  inclusive  às pessoas com deficiência,  está  em consonância com a luta de classes em uma perspectiva histórico-filosófica e político-social. O material da pesquisa se constituirá em duas modalidades de fontes. Na primeira, encontram-se publicações e notícias em jornais locais (impresso ou digital) que circularam em Santarém no período de 2008 até 2019, além de documentos obtidos junto a prefeitura, Conselho Municipal de Educação, Secretaria Municipal e outros identificados com potencial para contribuir com os objetivos do estudo. A segunda modalidade de fontes, constitui-se dos trabalhos resultantes dos projetos de programas de Pós-Graduação, assim como de publicações disponíveis no mercado digital, legislações nacionais, resoluções, atos normativos para a leitura e compreensão da temática de estudo em sua dimensão nacional. Embora a pesquisa já tenha avançado em seu percurso investigativo, ainda se encontra em fase de coleta e análise de dados. Dessa forma, neste momento, não há como apresentar conclusões definitivas, uma vez que a etapa analítica será essencial para consolidar as reflexões e interpretações acerca da Educação Especial em Santarém no período estudado.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1153153 - ANSELMO ALENCAR COLARES
Interna - 1885629 - DAIANE PINHEIRO
Externa à Instituição - MARIA CRISTINA DOS SANTOS - UFSCAR
Notícia cadastrada em: 12/03/2025 12:18
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - jboss-sigaa-01.ufopa.edu.br.srv1sigaa