A MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS: UM OLHAR PARA OS ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS BRASILEIROS
Modelagem Matemática. Educação Infantil. Anos Iniciais. Estado do conhecimento.
Esta pesquisa busca compreender e discutir pesquisas sobre práticas de Modelagem Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental publicadas em Periódicos Brasileiros. Para isso, foi desenvolvido um Estado do Conhecimento das pesquisas práticas no período de 2011 a 2024. O recurso e a base de dados utilizados na identificação dos trabalhos foram: o Software Publish or Perish e Portal de Periódicos da Capes, totalizando no total de 150 trabalhos direcionados à seleção condizente aos critérios de inclusão e exclusão, resultando em 30 trabalhos pertencentes ao corpus de pesquisa. As análises dos trabalhos do corpus de pesquisa serão realizadas por meio das leituras intencionais com as fichas e posteriormente a construção de categorias emergentes com o auxílio do Software Atlas.TI. O foco inicial das análises se direciona aos aspectos físicos e descritivos dos trabalhos, tais como: Ano de publicação, autores, local, periódicos, metodologias utilizadas, Qualis etc. Posteriormente serão enfocados os aspectos metodológicos, teóricos e temáticos, tais como: Sujeitos da Pesquisa, Campo de experiência privilegiado, conteúdos enfocados e referenciais teóricos frequentes. Espera-se com essa pesquisa reconhecer tendências, identificas lacunas, distanciamentos, aproximações e possibilidades para futuras pesquisas.