Banca de DEFESA: IASMIN RIBEIRO RAMOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IASMIN RIBEIRO RAMOS
DATA : 23/05/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Sala virtual, google meet.
TÍTULO:

ESTUDO SOBRE A AUTOEFICÁCIA DOCENTE DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA INTEGRADA EM MATEMÁTICA E FÍSICA DA UFOPA


PALAVRAS-CHAVES:

Currículos potencialmente integrado/ interdisciplinar; Desenvolvimento profissional docente; Formação Inicial; Educação na Amazônia; Autoeficácia docente;


PÁGINAS: 116
RESUMO:

A formação inicial de professores é um tema abrangente e crucial para a valorização e profissionalização do professor, oferecendo várias oportunidades de pesquisa. Para compreendê-la, é útil considerá-la como parte de um processo contínuo de desenvolvimento profissional. Assim, um currículo potencialmente interdisciplinar pode, talvez, melhorar habilidades e crenças que ajudam o educador a entrar no mercado de trabalho com oportunidades diversificadas. Nesse sentido, a teoria da autoeficácia pode ajudar a entender essas variáveis, já que no contexto da docência, as fontes de informação sobre a crença de eficácia docente também estão associadas às diversas situações ligadas à prática pedagógica como julgamento de suas capacidades em alcançar os resultados desejados de engajamento e aprendizagem do aluno, até mesmo entre aqueles alunos que possam ser difíceis ou desmotivados. Por ser um construto preditor de sucesso acadêmico e profissional, muitos pesquisadores no campo da orientação vocacional e das escolhas de carreira têm se utilizado desse construto para desenvolver seus estudos. Por esse motivo, é interessante examinar se um currículo potencialmente interdisciplinar facilita ou dificulta a construção de uma autoeficácia docente, o que nos ajuda a compreender como os futuros profissionais, nessa condição, produzem crenças sobre si mesmos e sobre suas capacidades. Dessa maneira, tem-se como objetivo geral descrever como as crenças de autoeficácia se modificam ao longo do período de desenvolvimento acadêmico, em um currículo potencialmente interdisciplinar/integrado. Logo, este estudo é de cunho exploratório e sua abordagem, em totalidade, é mista (quali-quantitativa), pois alguns autores descrevem como uma abordagem não está totalmente separada da outra. O público-alvo para a realização desta dissertação foram os acadêmicos de Licenciatura do Instituto de Ciências da Educação da Ufopa, sobretudo os da Licenciatura Integrada em Matemática e Física (LIMF) e este estudo utilizou os seguintes métodos de coleta de dados: análise aprofundada de documentos oficiais norteadores da proposta curricular, que já vem sendo desenvolvida em outros trabalhos do PPGE, e aplicação de questionário, por esse motivo, o tratamento e análise de dados marcadamente quantitativas e qualitativas. Entretanto, observando os resultados percebemos que não há diferenças significativas nas autoeficácias docentes entre cursos e nem entre turmas, mostra-se através da análise dos documentos oficiais que, PPC de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, no PPC de Licenciatura em Química e no PPC da LIMF, as grades curriculares estão compostas é similar e de forma a serem agregadas por disciplinas em cada semestre. Consideramos que apesar de todo o esforço para construir um meio interdisciplinar, há evidências de que ainda não saímos de fato da estrutura disciplinar, não há diferenças significativas entre cursos e turmas, exceto pela diferença com respeito a outra variável independente, qual seja, o gênero, em um dos itens do instrumento.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 324704 - EDILAN DE SANT ANA QUARESMA
Presidente - 1980548 - GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA
Externo à Instituição - LEONARDO ALBUQUERQUE HEIDEMANN - UFRGS
Notícia cadastrada em: 21/05/2025 16:14
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