O NOTÓRIO SABER E O SABER TRADICIONAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UM ESTUDO CONCEITUAL E EPISTEMOLÓGICO
Educação. Educação Indígena. Educação Escolar Indígena. Notório Saber. Saber Tradicional.
Esta pesquisa tem como foco o estudo conceitual e epistemológico do Notório Saber e Saber Tradicional no contexto da Educação Escolar Indígena (EEI), com o objetivo geral de “Compreender como o Notório Saber e o Saber Tradicional são conceituados nas produções acadêmico-científicas sobre EEI”. São objetivos específicos: i) identificar os conceitos de Notório Saber e Saber Tradicional presentes nas produções acadêmico-científicas no campo da EEI; ii) investigar suas origens históricas e culturais, suas definições, formas de transmissão e características; e, iii) analisar como os conceitos de Notório Saber e Saber Tradicional se inter-relacionam nas produções acadêmico-científicas sobre EEI. Metodologicamente, esta pesquisa configura-se como um estudo bibliográfico, com abordagem fundamentada no método indiciário de Carlo Ginzburg (1989). A base teórica se assenta nos estudos de Baniwa (2006, 2011, 2013, 2019); Melià (1979); D’Angelis (2017); Rodrigues (2016), Carvalho (2016, 2020, 2021); Goulart (2021); Nascimento e Martins (2024); Cunha (2007), entre outros autores. Os resultados preliminares apontam que ambos os conceitos desempenham papéis cruciais e complementares, contribuindo para a valorização, preservação das identidades culturais dos povos indígenas. O Saber Tradicional, é caracterizado pela transmissão de conhecimentos, fortemente ancorado na ancestralidade e nas práticas cotidianas. Mais do que um acervo fechado, deve ser compreendido como algo vivo e dinâmico, que está sempre em transformação. Esse saber sustenta identidades coletivas, modos de vida e formas de resistência diante da hegemonia do paradigma científico-ocidental. Por sua vez, o Notório Saber representa maneira de reconhecimento formal desses conhecimentos, proporcionando-lhes uma legitimação que transcende o âmbito cultural adentrando o campo educacional e profissional. Considerando que esta pesquisa está em fase de desenvolvimento, espera-se que seus resultados venham contribuir de maneira relevante não apenas para o campo acadêmico, mas também para a sociedade como um todo, ao promover uma reflexão crítica sobre os saberes indígenas e suas implicações para a construção de uma sociedade mais inclusiva e plural.