AS RAZÕES DO IMPROVÁVEL: UM ESTUDO A RESPEITO DAS DINÂMICAS ESCOLARES QUE CULMINAM EM “SUCESSO” NA OBMEP
Políticas Educacionais; Avaliações externas; OBMEP; SAEB; Educação na Amazonia
No Brasil, as avaliações em larga escala possuem um papel importante na educação, fornecendo indicadores sobre o desempenho e qualidade da educação em diferentes contextos e regiões, de tal forma que essa prática avaliativa ancora a criação e a reformulação de políticas públicas educacionais. A eficácia dessas avaliações depende não apenas da sua capacidade de gerar dados, mas também da forma como esses dados são interpretados e utilizados para promover melhorias nos processos de ensino e aprendizagem. Atualmente, a centralidade adquirida por esse tipo de avaliação tem se desdobrado em pressões acerca da obtenção de altos valores para os indicadores por parte das escolas, afetando diretamente as dinâmicas escolares. Em muitos casos, as estratégias de ensino adotadas para alinhar-se aos padrões dessas avaliações podem não corresponder ao currículo escolar, resultando em uma abordagem voltada não mais para o aprendizado e sim para a competitividade. Nesse sentido, propomos neste estudo a análise da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, projeto nacional criado em 2005 que visa estimular o aprendizado da Matemática e promover melhoria da qualidade educacional, sendo aplicada a mais de 18 milhões de estudantes. Objetivamos investigar quais as dinâmicas escolares na região amazônica que podem corroborar para o sucesso na realização da prova. Buscaremos ainda estabelecer conexões entre os resultados da olimpíada com os resultados do Saeb, e para isso, nos embasaremos nos processos históricos que culminaram na implementação deste tipo de avaliação em larga escala e suas características neoliberais Para isso, propomos a realização de um estudo documental e de campo, no qual faremos uso dos resultados já publicados pela OBMEP e SAEB, e pretendemos realizar entrevistas semiestruturadas com os professores e diretores das escolas consideradas de sucesso na cidade de Santarém-PA. Até o momento, temos como resultados preliminares que os estados da região amazônica possuem os menores indicadores tanto na OBMEP quanto no SAEB em relação as demais regiões brasileiras, evidenciando uma marginalização em relação ao desenvolvimento da região herdada desde a colonização portuguesa.