HABILIDADES SOCIAIS EDUCATIVAS NO CURRÍCULO FORMATIVO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO SOBRE O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ (LCB/UFOPA)
Currículo Formal, Habilidades Sociais Educativas, Educação em Ciências e Biologia, Formação de Professores.
As Habilidades Sociais Educativas (HSE), neste estudo, são compreendidas como componentes fundamentais no processo formativo de professores de Educação em Ciências e Biologia. A literatura científica aponta que, embora tenha aumentado investigações sobre HSE no contexto docente, ainda são escassas as pesquisas que analisam, especificamente, sua inserção no currículo formal que orienta a formação inicial desses profissionais. Nesse sentido, a presente pesquisa, em andamento, propõe-se a investigar em que medida o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Oeste do Pará (LCB/UFOPA) oferece condições para a promoção e o desenvolvimento das HSE, sob a perspectiva da Educação em Ciências. Tal investigação justifica-se diante da relevância social e educativa desses profissionais, que são formados para atuarem tanto no Ensino Fundamental, lecionando Ciências, quanto no Ensino Médio, com a disciplina de Biologia, assumindo, portanto, um papel central na formação da cidadania. Trata-se de um estudo de caráter descritivo, que tem como fontes principais a análise do currículo formal, que é materializado no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da LCB da UFOPA, aplicação de um questionário específico sobre Habilidades Sociais Educativas, direcionado a licenciandos em formação inicial, além da utilização do Inventário de Habilidades Sociais Educativas de Professores (IHSE-Prof). A análise e a produção dos dados serão conduzidas por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), técnica que permite explorar sentidos a partir das materialidades curriculares. De forma preliminar, observa-se que o currículo do referido curso não explicita, de maneira sistemática, estratégias voltadas ao desenvolvimento das HSE, priorizando abordagens de cunho técnico e racional em detrimento de aspectos psicossociais e relacionais, que são igualmente essenciais à prática docente. Diante desse cenário, esta investigação parte da hipótese de que o currículo analisado não apresenta de forma explícita promoção das HSE, se caracterizando assim como uma lacuna no currículo da formação em ciências e biologia da UFOPA.