HABILIDADES SOCIAIS DE GESTORES ESCOLARES DE UMA REDE DE EDUCAÇÃO CONFESSIONAL NA REGIÃO NORTE DO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES PARA LIDERANÇA ESCOLAR
Habilidades Sociais. Gestão Escolar. Liderança Escolar. Educação Confessional
As habilidades sociais têm se mostrado essenciais no contexto da gestão de pessoas, especialmente para a construção de relações saudáveis e produtivas. Em ambientes educacionais, como escolas, essas habilidades emergem como um fator indispensável para práticas de gestão mais colaborativas e eficazes. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem como objetivo analisar habilidades sociais de gestores escolares atuantes em uma rede de educação confessional privada presente na região Norte do Brasil e suas contribuições para a liderança escolar. Trata-se de pesquisa na modalidade qualitativa de caráter exploratório que será realizada em interlocução com 33 gestores escolares. Em termos de problemática, a investigação apresenta uma configuração expressa na seguinte questão: Quais habilidades sociais compõem o repertório dos gestores escolares atuantes em uma Rede de Educação Confessional Privada na região Norte do Brasil e suas implicações no âmbito das competências de liderança? A investigação além de contribuir para o avanço de produção de conhecimento acadêmico sobre as habilidades sociais no contexto da liderança escolar, contribuirá também para evidenciar a importância de habilidades sociais no desenvolvimento de uma gestão mais humanizadas e eficaz no ambiente educacional.