O PROTAGONISMO SURDO EM UMA REGIÃO AMAZÔNICA: EXPERIÊNCIAS DE VIDA ESCOLAR
Protagonismo Surdo, Experiencias, escolarização, Amazonia
Este estudo tem como principal interesse conhecer as experiências de vida escolar de Surdos os quais assumem na atualidade lugar de protagonismo em uma região amazônica do estado do Pará. Objetivou-se compreender de que forma as experiências educacionais desses sujeitos contribuíram para o alcance protagonista nestes espaços. Para tanto, o conceito de protagonismo Surdo, neste estudo, é reconhecido enquanto uma posição política, cultural e linguística da diferença que demarca as experiências de vida dos sujeitos. O estudo se filia aos estudos Surdos ao pensar a surdez como uma singularidade cultural e linguística, aproximando-se filosofia da diferença quando reconhece e valoriza a diferença como um elemento intrínseco e criativo, rejeitando os universais e categorias fixas. Serão realizadas entrevistas semi-estruturadas com Surdos identificados como Protagonistas na cidade de Santarém-PA. Para esta escolha, deverão ser consultadas entidades de referência na região e com imersão na comunidade Surda. A análise da materialidade do estudo deverá considerar o conceito de discurso proposto por Foucault, compreendendo que o sujeito é constituído em relações de poder/saber que se manifestam em instituições e práticas sociais.