RELATO E ANÁLISE DE UM PROCESSO DE INTERVENÇÃO E INSTALAÇÃO DE UMA BIBLIOTECA EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA
Leitura; Biblioteca Escolar; Formação Humana; Pesquisa-ação; Quilombo
Esta investigação tem como tema central a leitura e a biblioteca escolar. Desse modo, a partir
da experiência vivenciada pela própria pesquisadora quilombola, o estudo narra e analisa um
processo de criação e instalação de uma biblioteca no Quilombo de Saracura, localizado em
Santarém, Pará. Nesse contexto, a pesquisa está inserida no campo de atuação do Grupo de
Pesquisa, Estudos e Intervenção em Leitura, Escrita e Literatura na Escola (Lelit), denominado
levar a ler em lugares distantes. Destarte, este trabalho parte da constatação de que, apesar de
todo esforço, o que percebe-se é que o avanço concreto das ações e entendimento de leitura
para além do senso comum no Quilombo parece muito pequeno por conta de vários fatores.
Sendo assim, a pergunta que cabe fazer é não examinar o sucesso, mas examinar o insucesso,
as dificuldades ou os impedimentos, o que faz com que se torne tão difícil para alcançar êxito
para além da intervenção? Utilizando a metodologia da pesquisa-ação, serão discutidos os
elementos estruturais, sociais, pedagógicos e culturais que comprometem a funcionalidade da
biblioteca como espaço de formação humana. Além de relatar a criação da Biblioteca Jeremias
Cardoso e seus desdobramentos, nesta pesquisa, analisamos também como a leitura e a
biblioteca são compreendidas pela comunidade, problematizando o esvaziamento desses
conceitos no contexto escolar local. Portanto, ainda não são apresentadas conclusões para não
serem cometidos equívocos, tendo em vista que a análise está em processo de construção.