HABILIDADES SOCIAIS, PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO, VIVÊNCIAS ESCOLARES E DESEMPENHO ESCOLAR
Habilidades Sociais; problemas de comportamento; vivências escolares; desempenho acadêmico, desempenho escolar.
A presente pesquisa, intitulada “Habilidades Sociais, problemas de comportamento, vivências escolares e desempenho escolar”, tem como objetivo compreender as habilidades sociais, as vivências escolares e o desempenho escolar de alunos sem diagnóstico de atipicidade, mas com indicativos de problemas de comportamento. Para alcançá-lo, constituíram-se os seguintes objetivos específicos: a) verificar a percepção dos professores sobre as habilidades sociais, problemas de comportamento e desempenho escolar; b) certificar a percepção dos próprios alunos sobre suas habilidades sociais; c) avaliar o desempenho escolar de alunos com indicativos de problemas de comportamento. O local a ser pesquisado será uma escola pública localizada no município de Santarém-PA. O público-alvo serão alunos do ensino fundamental de 1º ao 5º ano, na faixa etária de 06 os 13 anos. Até o momento realizou-se a pesquisa bibliográfica através da busca de artigos científicos nas bases de produção científica: Espera-se que os achados desta pesquisa possam subsidiar a formulação e implementação de políticas e práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento de habilidades sociais dos alunos, contribuindo para a promoção de um ambiente escolar mais inclusivo e equitativo, voltado para o desenvolvimento integral de todos os estudantes.