Banca de DEFESA: EUSIVANE MARIA XAVIER NUNES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EUSIVANE MARIA XAVIER NUNES
DATA : 27/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: On Line pela plataforma Meet
TÍTULO:

A BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA NA ROTINA DA PRÉ-ESCOLA EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE AVEIRO, PARÁ


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Infantil. Brincadeira de faz de conta. Rotina.


PÁGINAS: 110
RESUMO:

A presente pesquisa tem como objetivo analisar como a brincadeira de faz de conta acontece no contexto da pré-escola de uma instituição pública de Educação Infantil em Aveiro, Pará. De modo específico, busca compreender a concepção da professora da turma investigada sobre o brincar de faz de conta e seu impacto no desenvolvimento infantil; examinar os momentos e espaços em que essa atividade ocorre na rotina escolar, sua duração; bem como investigar o papel desempenhado pela professora, incluindo seu planejamento, organização, registros e formas de participação nessas experiências. As análises são fundamentadas na Teoria Histórico-cultural de Vigotski (2008; 2009; 2010) e seus colaboradores uma vez que tal abordagem contribui para compreender a interação entre a brincadeira, a aprendizagem e o desenvolvimento infantil, considerando os fatores culturais, históricos e sociais que influenciam essa atividade. A metodologia adotada incluiu observações, registros em diários de campo e entrevistas com a professora da turma investigada. Os resultados revelam que a instituição pesquisada oferece poucas oportunidades para experiências significativas com o brincar; as crianças, em sua maioria, são limitadas a realizar tarefas escolarizadas, focadas no conteúdo do ensino fundamental, antecipando, assim, o processo de alfabetização. Essa realidade demonstra uma concepção tradicional de escola, que ignora a criança em seu complexo processo de desenvolvimento e prioriza atividades que não ampliam seu contato com a cultura. No entanto, contrariando essa ordem, observamos momentos em que as crianças demonstram sua criatividade ao reproduzirem aspectos da cultura familiar e comunitária em suas brincadeiras espontâneas. Porém a compreensão limitada da professora sobre o papel central do brincar no desenvolvimento infantil, reflete em um espaço restrito para essa atividade no dia a dia da turma. As observações revelam que o brincar, quando ocorre, é percebido mais como um passatempo do que como uma ferramenta pedagógica que contribui para o desenvolvimento das crianças. Diante disso, se faz necessário que os cursos de formação inicial e continuada de professores ampliem a compreensão docente sobre o brincar como forma essencial de comunicação e compreensão do mundo pelas crianças, bem como atividade indispensável no processo de humanização dentro e fora da escola. Isso implica na revisão de práticas tradicionais e mecânicas e na reorganização das rotinas de modo a incluir tempo para que as brincadeiras ocorram enquanto atividades pedagógicas que são.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1965707 - SINARA ALMEIDA DA COSTA
Interna - 1797078 - ELENY BRANDAO CAVALCANTE
Externa ao Programa - 1180963 - MARIA DE FATIMA SOUSA LIMA - UFOPA
Notícia cadastrada em: 25/08/2025 14:26
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