A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA DE FOMENTO À EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL NO ENSINO: NO ESTADO DO PARÁ (2020-2024)
Educação Integral. DCEPA. Programa de Fomento às Escolas de Tempo Integral. Amazônia. Ensino médio integral.
Esta pesquisa trata do Programa de Fomento ao Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) no estado do Pará, à luz dos desdobramentos da Lei nº 13.415/2017, que instituiu a reforma do ensino médio no Brasil. O objetivo geral da pesquisa foi analisar como o programa de fomento foi institucionalizado na rede estadual de ensino Paraense entre 2020 e 2024. A pesquisa está alicerçada no materialismo histórico-dialético e orienta-se pelos fundamentos da pedagogia histórico-crítica. A abordagem metodológica é qualitativa, com ênfase na análise documental. Foram examinados documentos normativos na esfera federal, tais como: a Medida Provisória nº 746/2016; a Portaria de criação do EMTI (nº 1.145/2016); as Portarias nº 727/2017, nº 1.023/2018 e nº 2.116/2019 (vigente durante o recorte temporal); a Lei nº 13.415/2017; e a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC, 2019). No âmbito estadual, foram analisados o Documento Curricular do Estado do Pará (DCEPA, 2021), o Caderno Orientador do Projeto de Vida (2022), a Portaria nº 2.036/2023, as Diretrizes Pedagógicas de 2023. Também foi considerado o material produzido pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), incorporado como agente estruturador do modelo de escola de tempo integral no estado, a partir de 2023. Os resultados demonstram que os documentos analisados incorporam uma racionalidade técnico-gerencial que se afasta da concepção crítica de educação integral defendida pela pedagogia histórico-crítica. Identificou-se uma contradição entre o discurso oficial de formação humana integral, presente nos documentos normativos do estado, e a efetivação curricular baseada em competências, empreendedorismo e gestão da aprendizagem. Essa contradição se aprofunda nas Diretrizes Pedagógicas de 2023, que reconfiguram o tempo e o currículo escolar em torno de um modelo padronizado e performativo, criando as bases para a entrada do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) e consolidando uma concepção de educação integral como modalidade segmentada, desvinculada de seu sentido emancipador, distanciando-se da concepção formativa declarada nos documentos oficiais do Estado do Pará e a proposta de formação omnilateral comprometida com a emancipação humana e com a superação das desigualdades sociais.