MAPEAMENTO ANALÍTICO-CRÍTICO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES DA REDE DE ENSINO PÚBLICA DE ORIXIMINÁ, ZONA URBANA
Leitura. Biblioteca escolar. Ensino-aprendizagem
Esta pesquisa, fundamentada na premissa de que as bibliotecas escolares desempenham um papel crucial no processo de ensino-aprendizagem dos alunos e de que elas não são instituições independentes, objetiva examinar como esses espaços se integram ao discurso pedagógico de formação escolar do discente, investigando as possibilidades e os desafios que influenciam a contribuição dessas bibliotecas nesse processo. Para isso, pretende-se avaliar as suas condições de funcionamento, analisar a inter-relação com as salas de aula e captar a percepção de diretores, coordenadores pedagógicos, professores e bibliotecários sobre esses ambientes. As estratégias de investigação combinam pesquisa documental e de campo, incluindo entrevistas, questionários e observações in loco em nove escolas públicas. A etapa analítica dos dados basear-se-á na Análise Textual Discursiva, unitarizando e categorizando aspectos para uma interpretação detalhada, por meio de metatextos, acerca desses centros formativos. Dessa maneira, o mapeamento deverá apresentar mais do que uma descrição das condições das bibliotecas investigadas, ele analisará criticamente o papel das bibliotecas escolares no processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento intelectual dos alunos oriximinaenses.