Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELLO BATISTA RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELLO BATISTA RIBEIRO
DATA: 29/06/2018
LOCAL: Sala 02 - Proppit
TÍTULO: TI VERDE NA FORMAÇÃO DO CIENTISTA DA COMPUTAÇÃO: um estudo sobre a produção de conhecimento voltada para práticas sustentáveis no curso de uma universidade amazônica.
PALAVRAS-CHAVES: Ciências Ambientais. TI Verde. Formação de Recursos Humanos. Cientista da Computação. Consciência socioambiental. Amazônia.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO: A necessidade de redimensionar a relação ser humano e meio ambiente tem despertado a atenção de governantes, iniciativa privada, comunidade científica, mídia e da sociedade civil organizada. As principais atividades humanas que emitem grande quantidade de gases formadores do efeito estufa (como CO2) estão: uso de combustíveis fósseis para atividades industriais, geração de energia, transportes, conversão do uso do solo, agropecuária, descarte de resíduos sólidos e desmatamento (WWF BRASIL, 2016). O setor de Tecnologias da Informação (TI) e suas inovações são responsáveis por uma parcela de emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, representando 2 a 2,5% das emissões globais de CO2 e continua crescendo rapidamente (TOMLINSON; SILBERMAN; WHITE, 2011). Diante de tanta incerteza, a prevenção é uma das formas de mitigar os impactos ambientais. A economia de energia através de computação em nuvem é apenas uma entre várias formas que a TI tem para minimizar seus impactos no meio ambiente. Com este cenário, a figura do profissional de TI surge como um "maestro" regendo uma grande orquestra. Mas será que estes profissionais estão preparados para lidar com essa realidade? Como as universidades estão tratando a sustentabilidade nos cursos de Computação da área de TI? Assim, o projeto de tese na área das Ciências Ambientais assume como objetivo geral estudar a temática ambiental/TI Verde na formação do Cientista da Computação numa universidade amazônica e o nível de consciência socioambiental de seus egressos. Seus objetivos específicos: analisar os documentos institucionais dessa IFES (Estatuto, Regimento Geral, PDI e PPC do BCC) com relação a presença da temática ambiental, com base na legislação pertinente; identificar o desempenho desse curso nas avaliações externas do MEC/INEP (Avaliação de Curso e ENADE) quanto a temática ambiental, haja vista as exigências da legislação; traçar o perfil de discentes ingressantes e egressos do bacharelado de Ciência da Computação da UNIR, considerando o ENEM, as DCNs da área e as exigências do mercado global; traçar o perfil de coordenadores e docentes do curso, mediadores da produção de conhecimentos teóricos e práticos sustentáveis dos futuros cientistas da Computação; analisar a percepção de coordenadores, docentes, discentes ingressantes e egressos sobre a educação ambiental e sua legislação e a presença da Tecnologia da Informação Verde na formação do bacharel em Ciência da Computação; mapear as manifestações da Educação Ambiental/TI Verde no processo de formação do Cientista da Computação, avaliando a incidência da ambientalização com vistas a propor estratégias para a consciência socioambiental do futuro egresso do curso. A pesquisa é qualitativa, descritiva, do tipo estudo de caso no curso de Ciência da Computação da UNIR – campus sede. Adotou-se pesquisa bibliográfica, documental e empírica, com estudo piloto (2018) aplicado com 6 discentes ingressos (Turma 2017) e 7 docentes (60% do total) através de questionário; adotou-se diário de campo, análise documental e, posteriormente, entrevistas com coordenadores e o corpo docente do curso. Aos egressos aplicar-se-á questionário de escala de Likert. A documentação será tratada com a análise de conteúdo de Bardin (2011). Resultados preliminares: documentos institucionais atendem parcialmente a legislação de Educação Ambiental, porém, a maioria dos docentes afirmam não conhecer essa legislação e sua obrigatoriedade na educação superior, apenas dois dizem saber da sua existência; 70 % dos docentes consideram importante a inclusão da TI Verde no currículo do Cientista da Computação e mais de 50% deles se identificam no Lattes na grande área de Ciências Exatas e da Terra (CNPq), onde a Ciência da Computação é uma área; com relação aos discentes, a média de suas notas nas questões de temática ambiental dos ENADEs está acima das médias regionais e nacional. 100% deles pretendem aplicar práticas de TI na profissão. O piloto confirmou a relevância do estudo.
Presidente - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Interno - 1190535 - JARSEN LUIS CASTRO GUIMARAES