Banca de DEFESA: MARCELLO BATISTA RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELLO BATISTA RIBEIRO
DATA : 31/08/2020

TI VERDE NA FORMAÇÃO DO CIENTISTA DA COMPUTAÇÃO: estudo voltado às práticas sustentáveis em uma universidade amazônica.

Ciências Ambientais. TI Verde. Formação do Cientista da Computação. Consciência socioambiental. Amazônia.

O setor de Tecnologias da Informação (TI) e suas inovações são responsáveis por uma parcela da poluição mundial, com emissão de dióxido de carbono (CO2), descarte de lixo tóxico, entre outros. Com a chegada da Indústria 4.0, a poluição advinda deste setor tende a crescer e o profissional de TI deverá também assumir a tarefa de gerir e/ou evitar esses impactos. A universidade tem um papel estratégico na preparação deste profissional para a nova realidade. Assim, o objetivo geral desta tese doutoral é “Analisar a temática ambiental/TI Verde na formação do Cientista da Computação da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e o nível de consciência socioambiental de docentes e egressos do curso”. Assume os seguinte objetivos específicos: i) analisar os documentos institucionais desta IFES (Estatuto, Regimento Geral, PDI e PPC do BCC-UNIR) com relação a presença da temática ambiental, tendo a legislação pertinente como base; ii) descrever o perfil de seus egressos, considerando o estudo empírico, os currículos de referência nacional da área e as demandas do mercado global; iii) verificar a percepção e nível de conhecimento de docentes e egressos sobre temáticas ambientais e, mais especificamente, a presença da Tecnologia da Informação Verde (TI Verde) na formação do bacharel em Ciência da Computação; iv) mapear as manifestações questões ambientais/TI Verde no processo de formação deste profissional e o nível de consciência socioambiental de coordenadores, docentes e egressos, com vistas a propor estratégias que possam subsidiar conhecimentos de práticas sustentáveis de TI Verde. É um estudo de caso no curso de Ciência da Computação da UNIR – campus sede, de abordagem quali-quantitativa, a partir de pesquisa bibliográfica, documental e empírica, realizando estudo piloto (2018) com alunos, docentes e coordenadores. Na pesquisa propriamente dita foi aplicado questionário online com 45 egressos e 14 docentes do curso. Os dados coletados foram tratados com a análise de conteúdo (BARDIN, 2011) e a técnica de triangulação (DENZIN, 1979). Como resultados das análises constatou-se que: no tocante a temática Amazônia, destacada no PDI, o mesmo não ocorre no PPC do curso estudado, ainda que documentos da UNIR (Estatuto, PDI e PPC do BCC) atendam parcialmente a legislação da EA; há indícios relacionados à temática ambiental no currículo do Curso de Ciência da Computação estudado em apenas uma disciplina (Eletrônica para Computação), contudo, a maioria dos professores respondentes afirma não tratar destas questões nas suas disciplinas, embora os egressos pesquisados afirmem o contrário, inclusive confirmando a já citada, além de indicarem várias outras disciplinas diretamente relacionadas à área da computação. Cabe destacar que as disciplinas da área da matemática são anunciadas como as que não apresentam nenhuma relação com os temas ambientais e/ou de TI verde; a maioria dos egressos e docentes demonstra conhecimento sobre TI Verde e práticas sustentáveis, porém somente 7% dos egressos afirmam ter adquirido esse conhecimento na universidade, uma vez que à época o curso assumia uma abordagem de ordem mais técnica, com pouca ênfase em questões humanas que se relacionavam à computação, dentre elas a questão ambiental; professores e egressos consideram importante a inserção da temática ambiental/TI Verde nas disciplinas do curso estudado, ainda que hajam docentes defendendo que esta seja tratada de forma transversal no currículo. Quanto ao nível de consciência socioambiental dos pesquisados, pode-se afirmar que no âmbito pessoal reconhecem e anunciam a adoção de práticas pessoais de TI Verde, dentre elas economia de energia, uso mínimo do papel e descarte adequado de equipamentos. O estudo conclui que a TI Verde tem potencial para ser usada como parte da Educação Ambiental (EA) nos cursos de Computação no Brasil e no mundo, levando os futuros profissionais a serem corresponsáveis com uma sociedade mais sustentável.

Externo à Instituição - CLARIDES HENRICH DE BARBA - UNIR
Interno - 1190535 - JARSEN LUIS CASTRO GUIMARAES