Modelo conceitual de apoio à aprendizagem com base em emoções e formação de memórias
Formação de Memórias. Emoções. Aprendizagem.
O processamento consciente da informação ocorre na limitada Memória de Trabalho (MT),
e considera diferentes tipos de carga cognitiva, que é o esforço imposto nos processos cognitivos
para a realização de tarefas. A carga cognitiva ‘intrínseca’ está relacionada à complexidade do
conteúdo, que pode exigir processos mentais mais elaborados para sua compreensão. A carga
‘relevante’ diz respeito aos processos mentais necessários à compreensão do conteúdo, como
capacidade de síntese, comparação e inferência. Durante a apresentação do conteúdo, pode
aparecer a carga ‘irrelevante’, que advém da forma como o conteúdo é apresentado, podendo gerar
a sobrecarga na MT. As emoções são fenômenos que se manifestam por meio de alterações na
Nisiologia e nos processos mentais, e mobilizam funções cognitivas como interesse e foco. Vê-se,
portanto, que emoções e memórias são variáveis que inNluenciam no processo de aprendizagem.
Para testar um modelo conceitual de apoio à aprendizagem com base em emoções e formação de
memórias, esta pesquisa experimental buscará investigar as emoções e as funções cognitivas
prevalentes em estudantes do ensino superior durante a visualização de videoaulas preparadas a
partir de diretrizes que potencializam (cenário 1) e minimizam (cenário 2) a sobrecarga na MT, bem
como a correlação entre tais variáveis, no âmbito da Teoria da Carga Cognitiva. Farão parte da
amostra quarenta e cinco sujeitos selecionados de forma randômica. As emoções serão
identiNicadas a partir da ferramenta computacional CADAP, que captura expressões faciais e as
traduz nas emoções: alegria, medo, raiva, nojo, tristeza, desprezo e surpresa. As funções cognitivas
serão identiNicadas por meio do Emotiv Epocx, um dispositivo móvel de EletroencefalograNia (EEG)
que registra a atividade elétrica do cérebro, fazendo a correspondência com funções cognitivas no
formato de métricas de desempenho: estresse, engajamento, interesse, entusiasmo, foco e
relaxamento. Os dados serão analisados com as ferramentas da Estatística Inferencial, sendo a
escolha dos testes condicionada à normalidade dos dados.