Banca de DEFESA: ANDREI ALAN SILVA BORGES
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREI ALAN SILVA BORGES
DATA: 16/05/2018
HORA: 08:00
LOCAL: Sala 104
TÍTULO: TIC E A MATEMÁTICA: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM A PRODUÇÃO DE VÍDEO-EXPERIMENTOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE SANTARÉM
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologia da Informação e Comunicação. Aprendizagemsignificativa. Processo ensino-aprendizagem.
PÁGINAS: 118
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO: Com a constante evolução das máquinas inteligentes, dos computadores e, mais
notadamente, da tecnologia a sociedade tem presenciado importantes impactos
desses avanços tecnológicos em seu cotidiano e na vida da população. Nesse
contexto, de profundas transformações, o processo de ensino-aprendizagem também
é impactado e o professor deve adequar-se a essa nova realidade que lhe é imposta.
A partir dessa perspectiva, o presente trabalho faz uma breve reflexão acerca da
importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no contexto
escolar como ferramenta de ensino nas aulas de matemática e de física subsidiado
pelas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). O trabalho
contempla três abordagens; a primeira corresponde à pesquisa de cunho bibliográfico
em que se realizam as reflexões sobre a relação TICs, ensino e Matemática. Na
segunda abordagem, vislumbram-se as análises concernentes à pesquisa de campo
aplicada, mediante questionário, a professores de Matemática, do ensino médio, da
rede estadual de ensino, na cidade de Santarém-Pará, com o objetivo de constatar de
que forma os professores dessa ciência exata fazem uso das TICs em ambiente de
sala de aula. A terceira abordagem contempla a análise da operacionalização de um
projeto denominado projeto-experimento carrinho movido à energia, na disciplina
Física. Todo o processo envolvido desde a fase inicial, referente à pesquisa,
organização, fundamentação teórica e apresentação do projeto final, que foi a
gravação e exibição de um vídeo envolvendo todas as etapas do projeto, processouse
com a ferramenta CM (Computador de Mão), ou seja, o popular celular. Os
resultados do trabalho mostraram uma possibilidade de relacionar as TICs,
essencialmente, o celular, como ferramenta didática pertinente, eficiente e eficaz em
favor da aprendizagem significativa.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1190506 - JOSE ANTONIO OLIVEIRA AQUINO
Presidente - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
Externo à Instituição - PEDRO FRANCO DE SA - UEPA
Notícia cadastrada em: 10/05/2018 11:31